As criptomoedas estão ganhando cada vez mais o mercado brasileiro e agora o Mercado Pago inovou. Ao aprovar a compra de criptomoedas com valores a partir de R$1,00, a plataforma pode se tornar a maior do país na compra e na venda de moedas digitais. Além disso, a instituição já conta com diversos clientes, que usam seus serviços de carteira.
Por isso, qualquer investidor brasileiro pode investir nos ativos descentralizados através de um aplicativo intuitivo. Com isso, é possível diversificar os investimentos nas criptomoedas, de modo a se proteger do cenário brasileiro, além de diversificar entre diversos tipos de mercado.
A importância das criptomoedas
As criptomoedas vem ganhando espaço nas carteiras de investimentos cada dia mais. Passando de um ativo apenas especulativo, agora o bitcoin, o ethereum e outras moedas passaram a ter fundamentos, servindo como meios de pagamentos mais rápidos que os usuais. Além disso, a crise entre Rússia e Ucrânia levantaram a importância dos fundamentos desses ativos.
Além disso, vale lembrar que as moedas digitais estão, gradativamente, sendo incluídas na vida das pessoas. Empresas como Tesla e Microsoft já tem meios de pagamento em criptomoedas. Por outro lado, El Salvador já adotou a moeda como oficial e tem, inclusive, cidades que aceitam pagamentos apenas nessas criptomoedas. Por isso, a inclusão do bitcoin, principalmente, na vida financeira das pessoas passou a ser uma grande possibilidade de driblar impostos e fazer investimentos internacionais.
Apesar disso, o Brasil ainda tem poucos avanços em relação às criptomoedas. Mesmo com o projeto de lei, que discorre sobre a tributação desses ativos, ainda não se tem uma perspectiva de adotar as moedas digitais como meios de pagamento por aqui.
Comprar moedas pela Mercado Pago
Agora, além de fazer recargas de celular, deixar o dinheiro rendendo e recarregar seu cartão de transporte público, será possível comprar bitcoin e ethereum através da plataforma do Mercado Pago. A novidade vem após uma parceira entre a instituição e a Paxos, uma plataforma de custódia de blockchains.
Com isso, qualquer investidor que quiser comprar criptomoedas poderá fazer isso através do aplicativo do Mercado Pago. O valor mínimo para isso é de R$1,00, o que permite que qualquer pessoa consiga comprar o ativo. Além do bitcoin, clientes poderão comprar bitcoin, ethereum e pax dollar (USDP), uma stablecoin. Contudo, a plataforma não tem previsão de adicionar mais ativos, o que pode fazê-la perder mercado para exchanges maiores, como Binance e Crypto.com.
Apesar de apresentar essa novidade, a taxa do Mercado Pago ainda é alta. Isso porque as corretoras de criptomoedas cobram taxas de 0,5%, aproximadamente. Contudo, a instituição brasileira cobrará taxas de 2% para cada operação, o que é bastante alto, se comparado com outras plataformas. Dessa forma, pode não valer à pena comprar moedas digitais pela Mercado Pago.
Vale lembrar que analistas não recomendam a compra de mais de 10% do seu dinheiro nesses ativos. Por outro lado, é importante lembrar que esses ativos têm grande volatilidade, o que pode causar perdas grandes em curtos espaços de tempo.