Os vendedores que buscam crédito receberam uma grande notícia nesta semana. Na última quinta-feira (19), o Mercado Pago anunciou que começará a oferecer crédito a clientes com quem não possui relacionamento prévio. Essa modalidade recebe o nome de “mar aberto”.
Aliás, o Mercado Pago oferecia, até então, crédito apenas aos clientes que já tinham uma linha de crédito pré-aprovada. Com a mudança, os vendedores poderão solicitar um linha de crédito com maior facilidade, através do desktop ou do aplicativo. Nesse caso, a análise ocorre em até quatro dias úteis, segundo a plataforma.
A saber, o Mercado Pago é uma fintech do Mercado Livre que permite envio e recebimento de pagamento pela internet. Atualmente, a plataforma possui a terceira maior carteira digital do Brasil, com mais de 15 milhões de clientes ativos.
Em resumo, no segundo trimestre de 2021, o Mercado Pago registrou mais de 8,3 milhões de vendedores únicos. Além disso, a plataforma Mercado Livre possuía 12 milhões de vendedores entre abril e junho.
“Nosso objetivo é tornar o crédito cada vez mais acessível e simplificar os processos, facilitando os caminhos de quem precisa de uma injeção de capital para tomar fôlego ou dar um passo adiante e aproveitar uma oportunidade de negócio”, afirmou o vice-presidente do Mercado Pago, Túlio Oliveira.
Entenda como funcionará o pedido por linha de crédito
Em suma, haverá três modalidades, que terão objetivos específicos. A primeira delas é a linha de capital de giro, cujo público-alvo são os pequenos comerciantes, autônomos e microempreendedores. Nessa modalidade, os valores vão de R$ 100 a R$ 500 mil, permitindo o parcelamento em até R$ 24 vezes.
A segunda modalidade é “crédito com amortizações flexíveis”, que oferece a opção de pagamento pelos empreendedores através da retenção de um determinado percentual de vendas. Já a terceira modalidade se chama “dinheiro express” e oferece crédito de curto prazo. Em síntese, tanto contratação quanto pagamento ocorrerão em em até 7, 14 ou 21 dias.
A saber, o Mercado Pago também oferece crédito aos consumidores, através de uma espécie de crediário. “Como um canal importante para o crédito ao consumidor, o recurso ‘compre agora, pague depois’ dentro da nossa carteira já atingiu taxas de penetração de dois dígitos no Brasil e México”, afirmou o CEO do Mercado Livre, Pedro Arnt, na teleconferência de resultados do segundo trimestre.
“Alcançamos aproximadamente 27 milhões de consumidores com linhas de crédito aprovadas na região até o momento, quase nove vezes mais do que no segundo trimestre do ano passado”, destacou.
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