No dia 16 de março, quinta-feira, foi divulgado que o Mercado Livre, a plataforma líder em compras e vendas no Brasil, planeja realizar um grande investimento em sua operação no país. Continue lendo para saber o valor e as áreas específicas em que ele será aplicado.
Mercado Livre investirá R$19 bilhões
O Mercado Livre divulgou que irá investir R$ 19 bilhões no Brasil no ano de 2023, o que representa um aumento de 11,5% em relação ao investimento realizado no ano anterior.
Desse modo, a empresa irá impulsionar diversas áreas, incluindo tecnologia e logística, além de seus negócios de publicidade e banco digital no país.
Contudo, conforme a plataforma disse, o dinheiro será investido ao longo do ano. Além disso, os recursos irão aprimorar a infraestrutura, equipe e base operacional da logística do Mercado Livre, o que provavelmente aumentará o número de cidades com entregas rápidas, no mesmo dia e no dia seguinte.
Ademais, os valores também servirão para fortalecer a Mercado Pago, banco digital da empresa.
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Marketing também está na lista de prioridades do Mercado Livre
O setor de marketing também figura entre as principais prioridades do Mercado Livre. E também, será priorizada a aceleração do desenvolvimento do Mercado Ads, o braço de publicidade digital da empresa.
Dessa maneira, os investimentos serão destinados a fortalecer as equipes responsáveis pelas áreas de tecnologia, produtos e logística no Brasil.
Área da tecnologia
A tecnologia é um dos maiores e mais fortes pontos de investimento. Dessa forma, a empresa pretende adicionar cerca de 2 mil desenvolvedores ainda em 2023. Lembrando que, atualmente, são cerca de 15 mil desenvolvedores empregados no Mercado Livre.
Entregas mais rápidas
A principal área de investimento do Mercado Livre será em logística, visando fortalecer a capacidade de entrega da empresa. Assim, a meta é construir novos centros de distribuição e aumentar a frota de aviões.
Além disso, outra meta é expandir para mais cidades e aumentar as entregas em até um dia, o que atualmente corresponde a cerca de 50% das vendas totais.
No entanto, não foi informada a escala da ampliação planejada para a capacidade logística, e o Mercado Livre não divulga o valor específico destinado a cada área da empresa.
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Investimentos estão em alta no Brasil
Desde 2018, o volume de investimentos do Mercado Livre no Brasil cresceu exponencialmente, alcançando um aumento de 1800%.
Contudo, esse avanço mais acelerado ocorreu durante o auge do comércio eletrônico, impulsionado pela mudança nos hábitos de consumo para formatos mais digitais durante a pandemia de covid-19.
Assim, segundo o vice-presidente sênior da área de comércio eletrônico e chefe da operação da companhia no Brasil, Fernando Yunes, houve um grande salto nos investimentos do Mercado Livre, impulsionado por um momento de grande oportunidade.
O executivo também comentou acerca da crise da rival Americanas. Assim, Yunes disse que “aumentou um pouco a velocidade no primeiro trimestre”, já que “na hora que uma empresa muito grande desacelera de forma brusca, os clientes acabam buscando outros meios”.
Desse modo, conforme a Reuters, entre 2021 e 2022, o orçamento da empresa aumentou em 70%.
Lucros expressivos no ano passado
No quarto trimestre de 2022, o Mercado Livre registrou um aumento recorde em seus lucros. A empresa faturou 164,7 milhões de dólares entre outubro e dezembro.
Dessa forma, esse resultado representa uma grande melhoria em relação ao prejuízo de 46,1 milhões registrado no mesmo período do ano anterior.
Assim, os ganhos superaram as projeções dos especialistas, que previam um lucro de 125,8 milhões de dólares, de acordo com dados compilados pela Refinitiv.
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