A empresa Mercado Livre divulgou nesta terça-feira (08) a informação de que cerca de 300 mil usuários de sua plataforma tiveram seus dados expostos. Segundo a companhia, a constatação aconteceu quando especialistas identificaram que parte de seu código-fonte foi alvo de um acesso não autorizado.
Em nota, o Mercado Livre afirmou não ter encontrado nenhum indício de que seus “sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos ou que tenham sido obtidas senhas de usuário, saldos em conta, investimentos, informações financeiras ou de cartão de pagamento”.
Após o caso, especialistas em segurança aconselharam que os internautas com contas no Mercado Livre trocassem suas senhas por conta do vazamento. Segundo eles, essa medida deve ser tomada especialmente nos casos em que as pessoas usam a mesma senha em outras contas.
Empresas atacadas por hackers
Hoje, segundo o Mercado Livre, a empresa conta com 140 milhões de usuários únicos todos os meses, o que faz com que a companhia seja o maior portal de comércio eletrônico da América Latina. Diferentemente do que as pessoas possam pensar, o Mercado Livre não foi a única empresa afetada por recentes problemas técnicos ocasionados por “invasões”.
Isso porque a empresa se juntou ao Itaú Unibanco e Nubank, que tiveram problemas com tecnologia nas últimas semanas. Todavia, nenhuma das ocorrências citadas foram tão graves quanto ao “acesso não autorizado” que causou a derrubada dos sites Americanas, Submarino e Shoptime. Esses websites ficaram três dias inacessíveis, segundo a companhia responsável por eles, por medida de segurança.
Nos últimos anos, sobretudo nos últimos meses, as empresas de tecnologia estão sendo um dos alvos preferidos dos hackers. Recentemente, por exemplo, um grupo de invasores divulgou um documento que traria os planos futuros da fabricante de chips para placas de vídeo Nvidia, uma das maiores do ramo.
Já na segunda (07), foi a vez da Samsung relatar ter sido vítima de um ataque. Na ocasião, a empresa afirmou que os hackers invadiram o código-fonte de aparelhos da linha Galaxy. Apesar disso, a gigante de tecnologia afirmou que os dados de seus clientes e funcionários não foram comprometidos.
Leia também: Serasa Limpa Nome: Feirão online concede descontos de até 99% em dívidas