Indo contra a tendência atual do mercado de tecnologia e varejo, o Mercado Livre anunciou que irá realizar dezenas de milhares de contratações na América Latina em 2023. Ao todo, serão 13 mil contratações, aumentando o quadro de funcionários da varejista para 53 mil pessoas. Nesse sentido, os países que irão receber o maior número de contratações são Brasil e México, com aumento de 5.800 e 5.350 em seu quadro, respectivamente.
Segundo o CEO do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes, a maior parte das contratações serão realizadas para as áreas de tecnologia e produto, no entanto, ele afirmou que haverão vagas também para os profissionais do setor de logística. “A gente quer continuar crescendo e melhorando um pouco a margem. Não queremos dar saltos de margem, queremos seguir crescendo numa velocidade saudável. Ainda, de acordo com ele, o Mercado Livre possui de 33% a 36% do mercado digital do país.
O diretor de Recursos Humanos do Mercado Livre, Sebastian Fernandez Silva, também comentou sobre o aumento das contratações que a empresa realizará na América Latina. “Somos muito cuidados com nossas decisões e, se pensássemos que existe o risco de contratar mais, não o faríamos. Em todos os meus 19 anos no MercadoLibre (nome original da empresa), nunca reduzimos o tamanho”, afirmou Sebastian. “É muito importante para nós ter uma rede de logística mais forte e robusta que permita entregas mais rápidas e baratas para os usuários”, completou.
Investimento do Mercado Livre no Brasil será de R$19 bilhões
Ainda em março, a companhia argentina anunciou que planeja realizar um investimento de R$19 bilhões em suas operações no Brasil, com o foco no setor de logística. O objetivo do Mercado Livre é expandir a capacidade de transporte no país, abrindo novos centros de distribuição de encomendas, além de também aumentar a atual frota de aviões. Um outro objetivo da empresa é a expansão da cobertura de entregas feitas com o prazo de até um dia.
Em 2022, o Mercado Livre atingiu, no Brasil, um aumento de 28% em sua receita, sendo 36% de avanço no varejo e 93% em suas operações da fintech Mercado Pago. A receita consolidada de toda operação no Brasil atingiu US$5,6 bilhões. Ainda que a empresa entenda que o primeiro trimestre foi mais desafiador para o varejo, não há perspectiva de voltar atrás na decisão de investimento.
“A ampliação do quadro de colaboradores integra nosso aporte previsto para este ano no país, onde queremos ampliar o número de cidades com entregas rápidas, no mesmo dia ou no dia seguinte à compra, acelerar o desenvolvimento do nosso negócio de publicidade digital, aprimorar as alavancas de marketing e ampliar a presença do Mercado Pago”, disse Fernando Yunes, atual vice-presidente sênior de Commerce e líder do Mercado Livre no Brasil.
Caso tenha interesse nas vagas que estão abertas, basta acessar o site do Mercado Livre. Atualmente, a empresa está em busca de líder de equipe de produção, executivo de vendas, analista de planejamento, analista de prevenção de perdas e outras posições para aumentar o atual quadro de colaboradores da empresa no Brasil.