O mercado de NFT segue crescendo em ritmo expressivo. A saber, o setor movimentou US$ 754,3 milhões no segundo trimestre deste ano. Esse montante é 35,5 vezes maior que o valor movimentado no mesmo trimestre de 2020. Já na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o montante ficou 48,2% maior, visto que o mercado movimentou US$ 508,9 milhões no período.
Além disso, o número de carteiras ativas de NFTs cresceu 38,7% na comparação trimestral e disparou 340% no comparativo anual. Com isso, as carteiras que interagiram com algum token desse tipo totalizaram 177.048 no final de junho deste ano.
A propósito, os dados foram divulgados pelo site NonFungible.com, que reúne informações do mercado de NFT. De acordo com o site, o número de compradores também cresceu tanto na comparação trimestral (37,6%) quanto na anual (450,8%). Da mesma forma, o número de vendedores também avançou 25% e 263,5%, respectivamente.
Pra quem não sabe, NFT (non-fungible token) é um token não-fungível. Em resumo, NFT é um código de computador que garante exclusividade e autenticidade dos arquivos. Isso quer dizer que esse criptoativo dão ao seu detentor a propriedade, de forma digital, de algum produto ou serviço. Assim, não importa quantas réplicas e cópias existam, haverá apenas um original.
Confira mais detalhes do crescimento do mercado de NFT
Segundo o levantamento do site, os NFTs colecionáveis responderam por 61,68% dos volumes negociados, mantendo a liderança. Na sequência, ficaram os NFTs de arte (13,08%). E, praticamente empatados na terceira posição, ficaram esportes, metaverso (realidade virtual compartilhada com vários usuários) e serviços, que responderam por cerca de 6,54%, cada. Por sua vez, jogos concentrou 4,67% e utilidades apenas 0,93% dos volumes negociados.
O site ainda revelou que o mercado primário de NFTs concentrou 69% dos negócios no segundo trimestre. Assim, os 31% dos negócios restantes faziam parte do mercado secundário de NFTs. Em suma, os ativos estão no seus estágio inicial no mercado primário, enquanto o mercado secundário reflete uma parcela mais madura do setor.
Leia Mais: Bitcoin tem forte alta nesta segunda (26), após tombo na semana passada