O dólar opera em R$5,76 na tarde desta quarta-feira (3). São vários motivos para essa alta neste momento. Seja como for, o principal motivo é mesmo a expectativa para a aprovação ou não da PEC Emergencial.
Para quem não sabe, essa é a PEC que pode abrir o caminho para o Auxílio Emergencial. Ela não é o auxílio em si, mas ela vai trazer o dispositivo para que o auxílio venha a se tornar realidade. Em geral, os economistas torcem pela aprovação desse texto.
Dentro do Planalto, uma ala mais política estava querendo aprovar o auxílio sem essa PEC Emergencial. Legalmente, nada impede que isso aconteça. Mas economistas mais liberais afirmam que isso seria perigoso para as contas públicas.
É por isso que o mercado aguarda essa votação com tanta atenção. O resultado dela pode definir se o Governo está ou não em sintonia com as práticas liberais do mercado. Seja como for, a tendência é que a aprovação aconteça.
Pelo menos foi isso o que disse o Presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Ele, aliás, prometeu que colocaria a PEC em votação na última semana. Mas ele não conseguiu e essa pauta deve entrar apenas nesta quarta-feira (3).
PEC do Auxílio
Na semana passada, a PEC do Auxílio sequer entrou em votação. Alguns pontos polêmicos estavam tirando o sono de muitos senadores. Um desses pontos queria retirar a obrigação de estados e municípios para cumprirem uma base de gastos para saúde e educação.
Mas o fato é que o relator da PEC, Senador Márcio Bittar (MDB-AC), retirou esse ponto do texto. Ele mesmo assumiu que a pauta não passaria por uma aprovação com esse ponto. Agora, sem esse trecho, o Governo e o mercado esperam que o texto passe.