Uma mensagem inserida em uma garrafa de vidro foi lançada ao mar no Japão no ano de 1984. O item percorreu sete mil quilômetros, e agora, 37 anos mais tarde, o item foi encontrado por Abbie Graham, de nove anos de idade no estado norte-americano do Havaí.
Denominada de ‘Investigação das correntes oceânicas’, a mensagem foi escrita por alunos do ensino médio da cidade de Choshi, no Japão. Na época, os jovens executavam um projeto prático com a finalidade de estudar a corrente marítima de Kuroshio, próxima à Ilha Miyajima, situada na região oeste do Japão.
Datada de julho de 1984, mesmo tantos anos depois, a garrafa foi encontrada em um estado conservado. A mensagem solicitava que quem a encontrasse que a devolvesse ao Colégio Choshi. Esta é a garrafa de número 51, encontrada desde 1984. Na época, um total de 750 garrafas foram lançadas ao mar, no entanto, havia 19 anos que a penúltima foi encontrada em 2002 na ilha japonesa de Kikaijima.
Abbie conta que estava a passeio na praia de Paradise Park, perto da cidade de Hilo, quando encontrou a garrafa. “Ela estava coberta de lama quando peguei e dei para o papai. Alguns dias depois, abrimos e descobrimos que era do Japão”, contou a criança.
Em resposta, o vice-diretor da escola de Choshi, Jun Hayashi, disse achar que a última garrafa tinha sido aquela descoberta em Kikaijima e que nunca imaginaria que uma outra seria encontrada 37 anos depois. Abbie contou que o objeto foi encontrado no mês de junho deste ano, mas os formulários de contato à referida escola japonesa foram recebidos somente em setembro.
Abbie incrementou a resposta para os alunos com um desenho dela ao lado da irmã Aubrie. O contato foi muito bem recebido pelo colégio de Choshi que responderá a criança com uma outra carta escrita pelas alunas Nozomi Hakkaku e Asuka Yamaguchi, de 16 anos de idade em agradecimento a Abbie. A nova mensagem virá acompanhada em uma miniatura da bandeira do Japão segundo o vice-diretor.
Vale mencionar que outras garrafas enviadas por meio deste mesmo experimento chegaram ao estado de Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), no Canadá, nas Filipinas, Alasca e nas Ilhas Marshall, no Pacífico Central. Na oportunidade, a ex-aluna do colégio Choshi, Mayumi Kanda, disse que era uma das integrantes do clube de ciências que realizou o experimento em 1984. Ela disse ter ficado surpresa com o surgimento da garrafa tantos anos depois, e que a notícia, “reviveu a memória nostálgica dos meus tempos de colégio”, declarou.