Quais são as melhores universidades do mundo? Para quem deseja estudar com a elite, essa pode ser uma dúvida bastante comum. Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou uma lista exclusiva com as principais delas. Sendo assim, continue a leitura para saber mais sobre!
1. Universidade Harvard
Está situada na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Sua história fez com que fosse uma das melhores universidades do mundo. Além disso, anualmente, recebem investimentos do governo que chegam a U$ 40 bilhões. Conforme o relatório da instituição, cerca de 22% de todo o dinheiro vem dos alunos.
A fundação ocorreu no ano de 1636 e possui pouco mais de 25 mil estudantes. Nos primeiros anos de existência, treinou os ministros puritanos e abrigou alguns partidos calvinistas. No século XIX, Charles W. Eliot, presidente da instituição entre 1869 e 1909, permitiu que todos seguissem a própria religião.
2. Universidade Stanford
A fundação ocorreu em 1891 e é uma instituição privada encontrada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos. Possuem cerca de 100 mil estudantes, sendo que mais de 50 mil solicitam a entrada no local: menos de 5% deles são admitidos. Geralmente, todos devem residir dentro da faculdade no amplo complexo que possuem.
Segundo a linha seletiva, apenas aqueles que possuem um ótimo histórico escolar conseguem se candidatar. Dentre as empresas que mais se destacam na região, é possível encontrar a Tesla, Netflix e HP.
3. Universidade de Oxford
A fundação já é quase milenar: surgiu no ano de 1093, durante a Idade Média. Ela é uma instituição de ensino superior pública encontrada em Oxford: é a segunda mais antiga de toda a Europa. Sendo assim, a maior expansão da mesma ocorreu quando Henrique II proibiu que estudantes ingleses frequentassem a Universidade de Paris.
Em 1333-34, acadêmicos insatisfeitos tentaram fundar uma nova faculdade. Contudo, a tentativa foi logo barrada por Eduardo III. Após isso, tornou-se proibido a criação de novos polos em qualquer local do país até o século XIX. No século XX, ficou proibido que ensinassem a crença religiosa para os alunos.
Foi somente em 1875 que houve a criação de um estatuto que aprovava a entrada das mulheres para que pudessem estudar. Em suma, no começo, sofreram bastante preconceito da sociedade. Somente em 1974 que as faculdades masculinas como Brasenose, Jesus, Wadham e Hertford passaram a aceitar alunas. Atualmente, estão recebendo destaque pelo desenvolvimento da vacina contra a Covid 19.
Você pode ler mais sobre faculdades e vestibulares ao conhecer a categoria exclusiva do Brasil 123, basta clicar aqui!