O mercado de bancos digitais e fintechs está ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros que desejam manter seu dinheiro seguro e, simultaneamente, investir em algo que possa trazer renda futura.
Com valores competitivos e taxas geralmente menores, os bancos digitais disponibilizam uma gama diversificada de opções para seus clientes, resultando em uma crescente disputa por sua preferência.
Como escolher o melhor banco digital?
Contudo, com tantas opções disponíveis, como saber qual é o melhor? Afinal, há realmente diferenças significativas que os classificam como bons ou ruins?
Assim, mencionamos alguns exemplos que você provavelmente já ouviu falar, como Nubank, Mercado Pago, Superdigital, entre outros. Dessa maneira, há uma ampla variedade de escolhas.
Dessa forma, nossa sugestão é que você estabeleça seus próprios critérios na hora de escolher um banco digital. É como adquirir um seguro, onde seus interesses e prioridades devem ser considerados. Antes de abrir uma conta, reflita sobre o que mais lhe agrada, como:
- Interesse em investimentos;
- Preferência por ter um cartão de débito;
- Necessidade de realizar transferências;
- Necessidade de fazer saques e emitir boletos para pagar algo.
Com esses pontos em mente, você já tem uma boa ideia de como proceder na hora da escolha. Além disso, é importante considerar o que os bancos digitais oferecem, incluindo seus serviços, as taxas de abertura de conta e a qualidade do atendimento ao cliente.
Veja também: Banco Sofisa está com chances de emprego em TRÊS estado
O que os bancos digitais costumam oferecer?
Alguns serviços adicionais oferecidos pelos bancos incluem:
- Diversos tipos de empréstimos;
- Opções de investimento, como Certificados de Depósito Bancário (CDB) e fundos de investimento;
- Formas de depósito, como boletos e transferências bancárias;
- Operações de câmbio;
- Antecipação do 13º salário;
- Seguros e consórcios;
- Planos de previdência privada;
- Contas internacionais e para menores de idade;
- Programas de cashback;
- Sistemas de pontos.
Além disso, o que chama a atenção dos clientes é o baixo custo para abrir uma conta. As tarifas mais baixas são o que diferencia os bancos digitais dos bancos tradicionais e, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher o melhor.
Veja também: Boa notícia! Veja se você tem dinheiro esquecido nos bancos
Abrir conta gratuitamente
A maioria das empresas, como Nubank e Picpay, não cobra taxas de abertura de conta, anuidade ou mensalidade para obtenção de um cartão de crédito. Além disso, os bancos tradicionais frequentemente cobram para realizar transferências entre bancos, o que não ocorre com os bancos digitais.
Inter e Nubank são bem cotados
O banco Inter é considerado o melhor banco atualmente, oferecendo um atendimento ao cliente de excelência e serviços financeiros como Pix, TEDs e saques ilimitados e gratuitos. Além disso, os clientes podem emitir até 30 boletos gratuitamente.
Em relação ao Nubank, o famoso banco “roxinho”, é cobrada uma taxa de R$6,50 por cada saque efetuado e os clientes têm direito a emitir 10 boletos gratuitamente.
E também, a NuConta oferece um rendimento de 100% do CDI, sendo significativamente maior do que a poupança, por exemplo.
Além disso, o Nubank possui um bom atendimento ao cliente e oferece investimentos por meio do NuInvest, o que são outros pontos positivos da empresa.
Pesquise muito antes de escolher um banco digital
Antes de abrir uma conta, pesquise e colete o máximo de informações possíveis, independentemente da sua escolha.
É muito importante que você saiba se o banco tem as funções que você mais utiliza, se o atendimento é bom, o cartão vale a pena, entre outros pontos cruciais para escolher um banco digital.
Dessa forma, não deixe de reservar um tempo para fazer essa tarefa de pesquisa.
Veja também: Confira como receber os R$6 bilhões do Banco Central