Muitas pessoas acreditam podem consumir os alimentos naturais sem restrições, pois são saudáveis e, por isso, não provocam aumento de peso. Mas será que isso é verdade? O mel engorda? Veja como utilizar corretamente.
O mel é um produto natural e saudável muito utilizado para adoçar alimentos, inclusive, muitas pessoas utilizam o mel como forma de substituir o açúcar comum. Isso porque 1colher de chá de mel natural conta com 6 calorias a menos que a mesma quantidade de açúcar. Mas, apesar de o mel ser menos calórico, quando consumido de forma exagerada pode provocar o aumento de peso.
Porém, se você deseja perder peso, consumir mel em quantidades moderadas e poucas vezes por dia, cerca de uma a duas vezes, pode ajudar no processo de emagrecimento, uma vez que ele pode substituir o açúcar e aos demais tipos de adoçantes. Além disso, o mel possui outros benefícios, como: pode atuar como antimicrobiano, anti-inflamatório e antioxidante, o que promove a melhoria do sistema imune e a saúde do sistema digestivo.
Mel engorda?
Qualquer alimento, por mais saudável que seja, promove o ganho de peso quando consumido em excesso. Então, o mel engorda? Quando consumido em quantidade exagerada, sim. Mas o mel, quando consumido de forma equilibrada é uma excelente opção para substituir o açúcar.
Isso ocorre não apenas porque o mel possui menor teor calórico, mas porque ele possui o carboidrato isomaltulose, responsável por fazer com que o mel apresente índice glicêmico mediano, elevando os níveis sanguíneos de açúcar de forma moderada assim que esse alimento é absorvido no intestino. Além disso, o mel possui outros nutrientes que beneficiam a saúde.
Como utilizar mel corretamente?
Para que você consuma mel sem que haja aumento de peso é necessário consumir até duas colheres de chá de mel diariamente. Você pode adicionar o mel em bebidas ou em outras receitas que você desejar, como na preparação de bolos.
É válido salientar ainda que o mel encontrado nos mercados pode conter outras substâncias em sua composição, portanto, pode não ser o alimento inteiramente puro. Sedo assim, quando você comprar o mel, observe a composição, veja se é mel natural mesmo em sua forma pura e dê preferência para mel de origem orgânica.
Outra forma de utilizar o mel a seu favor é unir esse alimento a outros alimentos que proporcionam a perda de peso, como, por exemplo, a canela e o chá verde. Estes alimentos possuem propriedades termogênicas, que favorecem a aceleração do metabolismo e, dessa forma, promovem a perda de peso. Parte superior do formulário
O mel também pode ser adicionado ao limão para promover a perda de peso. Então, você pode adicionar meia colhe de chá de mel a um copo de água morna e suco de limão pela manhã. A saber, os melhores horários para consumir mel são ao acordar, no desjejum e no pós-treino. Isso faz com que a sensação de inchaço diminua e te deixa mais disposto para realizar as atividades do dia.