Já é possível emitir notas fiscais de uma forma mais fácil para os Microempreendedores Individuais (MEI). O Governo lançou um novo modelo de notas fiscais que traz várias vantagens.
Assim, para aproveitar esses benefícios, os MEIs precisam se cadastrar em um sistema digital específico.
Os MEIs sabem que emitir notas fiscais é muito importante para controlar as finanças da empresa, pagar impostos e prestar contas. Lembrando que os profissionais devem adicionar dados na nota fiscal, como o montante dos serviços oferecidos e a área de atuação correspondente.
Por isso, é importante saber tudo sobre essa nova forma de emitir notas fiscais. Veja os detalhes a seguir.
Novo sistema de notas fiscais para MEI
Recentemente, foi criada uma nova forma de emitir notas fiscais que surpreendeu muitos Microempreendedores Individuais (MEI).
Dessa forma, essa modalidade tem como objetivo principal facilitar a cobrança pelos serviços prestados e estabelecer um modelo único para as notas fiscais em todo o país.
Atualmente, a maioria dos MEIs utiliza sistemas estaduais ou municipais diferentes para emitir as notas fiscais, o que resulta em modelos distintos de notas fiscais para cada região.
Assim, com esse novo sistema, a vida dos MEIs (e dos contratantes) fica mais fácil, já que foi desenvolvido um modelo específico reconhecido de forma prática em todo o território nacional.
Além disso, a nova modalidade de notas fiscais traz várias vantagens para o MEI. Esse modelo é resultado de um trabalho de pesquisa realizado pelo Sebrae e pelo Governo Federal.
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Outros detalhes
O objetivo principal da nova modalidade de notas fiscais para MEI é ter um modelo padronizado em todo o país. Dessa maneira, isso beneficia não apenas os microempreendedores individuais, mas também seus contratantes e parceiros.
Assim, com essa padronização, os MEIs poderão cobrar e receber pagamentos de forma mais fácil, segura, prática e confiável, sem depender de sistemas específicos de estados e municípios.
No início deste ano, o Governo Federal celebrou a primeira emissão de uma nota fiscal nesse novo modelo, mostrando que a iniciativa é bem-sucedida. Logo em seguida, a ferramenta foi disponibilizada gratuitamente para todos os MEIs do Brasil.
A plataforma oficial do Governo está disponível para todos os microempreendedores individuais emitirem notas fiscais nesse modelo único, válido em todo o país.
Como se cadastrar no novo sistema de notas fiscais para MEI?
Se você é um microempreendedor individual e deseja emitir notas fiscais com mais segurança, praticidade e confiança, é uma boa ideia utilizar o novo sistema do Governo. Mas como fazer o cadastro na plataforma e começar a emitir os documentos?
Não há segredo, é só seguir o passo a passo abaixo:
- Primeiramente, acesse o site oficial;
- Na área de login, escolha a opção “fazer o primeiro acesso”;
- Selecione a opção “CNPJ”;
- Digite o CNPJ da sua empresa;
- Insira o seu CPF;
- Informe a sua data de nascimento;
- Clique em “avançar”;
- Coloque o número do seu título de eleitor;
- Clique em “avançar”;
- Siga as instruções da plataforma para fazer o upload de todos os documentos necessários;
- Revise as informações fornecidas e verifique se está tudo correto;
- Por fim, conclua o processo.
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Usar o novo sistema é obrigatório?
Segundo o Governo Federal, até o momento, a adesão ao novo sistema não é obrigatória. Contudo, a partir do dia 1º de setembro, será obrigatório para todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) que fornecem serviços a empresas e pessoas jurídicas emitirem as notas fiscais no novo formato.
Em resumo, a partir de setembro, será obrigatório aderir ao novo sistema do Governo Federal, conforme a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169/2022.
Portanto, se você é MEI, é recomendado fazer o cadastro com antecedência para evitar surpresas quando a modalidade se tornar indispensável.
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