Afinal, o MEI declara imposto de renda? Já de antemão, avisamos que sim, é necessário declarar imposto de renda, caso você tenha o MEI. Você, seja pessoa física ou que possui MEI, deve declarar o imposto de renda independentemente. Confira todas essas informações aqui no Brasil 123.
Mas diferente do que você pensa, não é difícil declarar o imposto de renda com MEI. Então, veja agora o que é esse tipo de microempreendedor individual e como declarar o imposto de renda.
O que é o MEI?
Afinal, MEI declara imposto de renda? O MEI nada mais é do que uma empresa como qualquer outra que já possui um cadastro no CNPJ. Qualquer tipo de pessoa física pode possuir um MEI e se tornar um microempreendedor, então passará a ser uma pessoa jurídica além de pessoa física.
Esse tipo de operação foi criada para as pessoas que desejam ser autônomas e criar um micro negócio. E para ficar dentro da lei, ela deve ser legalizada como uma pequena empresa.
Porém, todo o microempreendedor deve fazer uma segregação de declaração de renda. Isto é, ele deve declarar a renda da pessoa física dele e também da pessoa jurídica. Ele só não acontece justamente para dividir o patrimônio de cada uma das pessoas, mesmo que o negócio seja feito em casa.
Por que declarar imposto de renda?
Como explicado anteriormente, o microempreendedor deve fazer uma segregação de imposto de renda e se declarar como uma pessoa física e também uma pessoa jurídica.
Isso é dado para não haver conflitos de patrimônios. Até porque, a pessoa jurídica é completamente diferente da pessoa física. Então, você deve declarar o imposto de renda, mesmo que você seja um microempreendedor. Assim, caso o lucro ultrapasse o limite de isenção da declaração de imposto de renda, você deve declará-lo.
Também, você deve fazer uma declaração como pessoa jurídica todos os anos com a Declaração Anual do Simples Nacional, possuindo o extrato de janeiro a dezembro dos anos anteriores.
Como fazer a declaração de imposto de renda?
Primeiramente, para declarar o imposto de renda como microempreendedor individual, você deve fazer a sua declaração anual de faturamento do simples nacional. Você tem até um determinado dia de cada ano para declarar todas as informações do CNPJ, lucro e impostos pagos referentes aos meses completos do ano anterior.
É um pouco diferente da declaração de pessoa física. O empreendedor que possui CNPJ como MEI, precisa sempre declarar o lucro que a sua empresa teve e mostrar que foi usado para cuidar despesas pessoais.
A declaração do imposto de renda pode ser feita simplesmente no site da receita federal. Para acessá-lo, você precisa usar o seu CNPJ como login.
Esperamos que as nossas informações sobre a necessidade do MEI declarar imposto de renda tenham tirado todas as suas dúvidas. Então, para ter mais informações sobre economia e direitos e deveres do trabalhador, é só você acompanhar os nossos artigos. Dessa forma, você vai se manter sempre bem informado em relação a todos esses temas.