As pessoas que desejam finalmente formalizar suas atividades autônomas no próximo ano, é possível se tornar um MEI 2024. Isso porque, ao tornar-se um microempreendedor individual, os trabalhadores brasileiros podem ter acesso a diferentes benefícios. Por exemplo, benefícios previdenciários, possibilidade de emissão de nota fiscal ou então, descontos específicos para pessoas jurídicas.
Todavia, é necessário lembrar que para se formalizar como microempreendedor individual, os cidadãos brasileiros devem atender a alguns requisitos como a renda anual máxima. Assim como, a contratação de apenas um funcionário.
Quer saber como se tornar um MEI 2024? Então, continue conosco na leitura deste texto que traremos o passo a passo para você.
Quais são os requisitos para ser o MEI 2024?
Para ser um MEI 2024, ou seja, um Microempreendedor Individual em 2024, é preciso cumprir alguns requisitos. Em primeiro lugar, é necessário exercer alguma das ocupações que há permissão ao MEI.
Outra exigência é que as pessoas possam contratar apenas um funcionário que tenha como salário mensal um salário mínimo, ou então, o mínimo de sua categoria. Para ser um microempreendedor individual, também não é possível possuir ou ser sócio de alguma outra empresa. Além do mais, não há permissão para abrir nenhuma filial.
Por fim, os MEIs podem ter uma renda anual de até oitenta e um mil reais, ou então, no ano de abertura, um valor proporcional. Sendo assim, o valor médio mensal para o cálculo será 6.750 reais. Este valor será multiplicado pelos meses em que as pessoas trabalharam e o resultado será o limite anual da renda no ano de abertura.
Como se tornar um microempreendedor individual?
Para começar, é necessário acessar o portal empreendedor. Em seguida, é preciso selecionar a opção “Quero Ser” e logo depois já clicar em “formalizar-se”.
O próximo passo é preencher o formulário de inscrição MEI e assinalar as declarações. Ademais, é importante deixar claro que para iniciar este processo é necessário, para os brasileiros, ter nível prata ou ouro na conta gov. Já os estrangeiros podem ter o nível bronze. A documentação necessária é o RG, dados de contato e endereço. E, por fim, dados da empresa que irá abrir, como qual atividade irá realizar. Bem como, a maneira que irá atuar ou então o local que haverá a realização da atividade.
Quais as vantagens de ser MEI 2024?
Ser um MEI 2024 pode trazer diversas vantagens. Por exemplo, as pessoas passarão a ter um CNPJ. Além de ter a possibilidade, após se formalizar como Microempreendedor Individual, de emitir notas fiscais. Outro benefício é que os trabalhadores poderão ter acesso a benefícios previdenciários.
Sem contar que terão um maior poder de negociação, afinal, passarão a ter os descontos específicos de pessoas jurídicas. Assim como, com essa formalização, poderão oferecer serviços a outra empresa e até mesmo, para o governo. E, enfim, ainda terão acesso de maneira mais fácil a benefícios como a conta em bancos para empresas ou a máquina de cartão de crédito.
Agora que você já sabe como se tornar um MEI 2024, não deixe para última hora a formalização do seu trabalho autônomo. Volte para mais informações.