Os médicos autônomos começaram a ter o direito de se vacinar contra a Covid-19 no estado de São Paulo. A ideia é que esses trabalhadores com mais de 60 anos possam se imunizar neste momento. O Conselho Regional de Medicina (Cremesp) está organizando essa distribuição.
De acordo com o Cresmesp, não adianta se dirigir ao local para fazer a vacinação sem antes consultar a agenda. É que essa vacinação respeita a faixa etária de cada pessoa. Então se o médico tem mais de 70 anos, o dia de ir se vacinar foi na terça (9).
Já se o médico autônomo tem entre 65 e 69 anos de idade, o dia se se vacinar é nesta quarta-feira (10). Mas o fato é que tudo isso acabou gerando muita confusão. De uma certa forma, muitos médicos entenderam que deveriam ir todos na terça (9).
O resultado não poderia ser diferente. Se formou uma longa fila de médicos na Rua Frei Caneca, no Centro de São Paulo. Esse é o local onde o Cremesp está vacinando os médicos idosos. Pelas imagens é possível ver que todos estavam usando máscaras.
O problema é que mesmo com as máscaras, eles estavam muito próximos uns dos outros. Assim, eles acabaram não respeitando as regras de distanciamento social. São regras que possuem recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Médicos autônomos
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo disse que o Cremesp tem autoridade para organizar a vacinação dos médicos autônomos como quiser. Mas recomendou que o Conselho tenha mais cuidado para evitar aglomerações na vacinação.
Especialistas em imunização dizem que a vacina por si só não livra a população do vírus. Principalmente quando não há vacinas para todo mundo. Logo, mesmo quem já tomou o imunizante precisa ter cuidado e manter o máximo de atos de higiene possível.