A Secretaria de Saúde de Roraima revelou, nesta terça-feira (31), ter afastado um médico depois que ele foi flagrado discutindo com um enfermeiro em um hospital localizado em Boa Vista, capital do estado. De acordo com as informações, o caso aconteceu no domingo (29), na frente de pacientes e outros profissionais que estavam de plantão, e viralizou na segunda-feira (30).
Nas imagens, que foram compartilhadas nas redes sociais, é possível ver que o médico chamou o colega de trabalho de “enfermeirozinho”, em uma discussão que teria ocorrido, segundo o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR), após o enfermeiro ter questionado o médico sobre a quantidade de dipirona que o doutor havia prescrito a um paciente.
Segundo Janimere Soares, presidente do Coren, a dosagem de quatro ampolas de dipirona endovenosa causou estranheza em uma técnica de enfermagem, que foi consultar o enfermeiro, que por sua vez, foi questionar o médico, que acabou não gostando da pergunta. “Ele não gostou porque disse que o médico era ele”, explicou Janimere.
As imagens compartilhadas na internet mostram o doutor de camisa azul e o enfermeiro de jaleco branco. Os dois ficaram frente a frente e, em determinado momento, o médico xinga o enfermeiro, que revida na mesma hora.
Em outro momento, o médico pede para o enfermeiro não o tocar, dizendo ainda que é “faixa preta em Jiu-Jitsu”. Na sequência, o enfermeiro diz para o médico ir para seu consultório e ele, ironicamente, presta continência ao colega.
“Sim, senhor. Vamos lá! A medicina vai prestar continência ao ‘enfermeirozinho’. Sim, senhor, enfermeirozinho”, disse o médico. Por fim, ambos saem e dizem que irão “conversar lá fora”.
Médico afastado
Em nota, a Secretaria de Saúde disse que afastou o médico da escala de plantão no hospital onde ele estava trabalhando e está em contato com a empresa responsável pela contratação do profissional, afirmando ainda que, “se o médico estiver lotado em outras Unidades da rede estadual, será afastado também”.
Conselho critica as falas
Também em nota, o Coren-RR lamentou as falas do doutor e ainda ressaltou a importância dos profissionais, sobretudo durante a pandemia da Covid-19
“Um enfermeiro, enquanto desempenhava sua função, foi vítima de várias declarações e ofensas proferidas por um médico, também de plantão no mesmo local. O Coren-RR repudia todo e qualquer ato de desrespeito”, publicou a entidade.
Por fim, o Conselho Regional de Medicina (CRM-RR) opinou que não vê justiça no fato de apenas o médico ter sido afastado e vai “tomar as providências legais para esclarecer os fatos”. “Não se mostra razoável e justo, contudo, que diante de conflito entre dois profissionais, apenas um seja afastado imediatamente das funções, sem que se tenha observado o contraditório e ampla defesa”, diz a nota do CRM-RR. Veja o vídeo:
Leia também:Justiça condena ex-marido, sogro e mais quatro réus por morte da médica Milena Gottardi