A medicina é uma carreira de nível superior que abrange uma vasta gama de especialidades. Além disso, tem umas das maiores faixas salariais pagas, não só no Brasil, como em muitos outros países. Assim, ao longo de muitos anos essa vem sendo a profissão das mais procuradas pelos jovens que querem ingressar em uma universidade. Tem interesse na área e quer saber mais? Então, hoje, o Brasil 123 vai te contar mais sobre como está o mercado de trabalho para medicina.
O mercado de trabalho para medicina
Os profissionais que se formam podem escolher uma infinidade de especializações na sua área médica. Assim, o profissional de medicina se vê diante de diversas áreas para atuar.
As especialidades da medicina, com maior procura pelos profissionais que acabam de se formar nas universidades, são as de salários mais bem pagos e com boa demanda do mercado. Assim, há procura em hospitais, clínicas de saúde, centros esportivos, setor público (prefeituras e estados). Então, entre tantas especialidades, vamos citar algumas mais procuradas.
- Cirurgia geral
- Ginecologia e Obstetrícia
- Anestesiologia
- Medicina do trabalho
- Cardiologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Oftalmologia
- Radiologia
- Dermatologia e Otorrinolaringologia
- Cirurgia Plástica
- Pediatria
A medicina intensiva é aquela em que os cuidados com o paciente são em tempo integral. Assim, esta área da medicina ocupa mais de 70% do total de médicos.
Áreas que o médico pode atuar ao se formar
Todo recém-formado, ao se graduar, pode atuar como Médico Generalista, isso significa Clínico Geral. Desse modo, atuando como Clínico Geral, o médico recém-formado terá que fazer a residência de sua especialização. Ela tem duração de 2 a 3 anos, dependendo da área escolhida.
Já o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem mais de 50 especialidades reconhecidas. Nesse rol, já relatamos anteriormente as mais procuradas para atender a demanda do mercado.
Especialidades e locais de atuação com mais oportunidades
Cardiologia, Pediatria, Geriatria, Neurologia, Oncologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, Ortopedia, Psiquiatria, etc. Essas e outras estão dentre as especialidades que ocupam uma boa fatia do mercado em sua demanda. Desse modo, a medicina absorve 100% de médicos empregados, fonte divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Hoje, as regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e grandes centros oferecem os melhores salários devido às demandas nessas áreas. No entanto, essas especialidades têm as maiores concentrações de médicos com os maiores salários. Isso gera uma grande concorrência de profissionais nas suas especialidades.
As cidades do interior geralmente, com poucas exceções, sofrem com a carência de profissionais de saúde. Assim, os recém-formados devem ficar atentos aos editais de concursos públicos, pois essa poderá ser uma grande oportunidade para iniciar sua carreira médica.
A carreira médica
O médico, quando termina sua graduação, conhecerá diversas áreas especificas e poderá escolher uma para atuar no futuro em sua profissão. Desse modo, conforme dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina Brasileiro (CFMB), a especialização em pediatria é a mais procurada.
No entanto, existem outras também muito procuradas e que estão em destaque, são elas: Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Medicina do Trabalho e Anestesiologia.