As pessoas ansiosas, especialmente aquelas que não tomam remédios alopáticos para tratá-la, procuram sempre por novas soluções para se acalmarem. Algumas delas são atividades físicas, meditação, leitura. Contudo, é possível, também, fazer o uso de substâncias que sejam mais naturais, e que tenham um efeito maior, em casos onde a ansiedade está muito alta. Elas são encontradas em medicamentos fitoterápicos e em muitos casos, são bastante eficientes. Veja quais são esses medicamentos, abaixo, para testá-los na sua casa.
Dependência emocional: o que é e como identificá-la
É sempre bom lembrar que esta é uma matéria apenas de cunho informativo. Ou seja, mesmo que você possa adquirir esses medicamentos sem receita médica, é importante que você consulte um médico e veja se essa é mesmo a melhor opção para você. Além disso, não faça ingestão de nenhuma substância sem ter certeza de que você não tem alergia, ou que ela não te fará algum mal.
Valeriana
A valeriana é uma planta medicinal utilizada como auxílio no tratamento de diversos problemas de saúde. Ela age nos neurotransmissores do cérebro gerando sensação de calma, tranquilidade, relaxamento. Algumas pessoas fazem o uso dos medicamentos fitoterápicos que têm essa planta como base para tratar a insônia, já que ela ajuda a dormir melhor. Outras pessoas a utilizam apenas para se acalmar durante o dia a dia e ficarem menos estressadas.
Você encontra a valeriana em diversos medicamentos, por isso você deve ter a indicação de algum específico, para procurar por ele. Leia a bula, ou siga a indicação do médico para ingerir esse remédio. Nunca ultrapasse a quantidade e o tempo indicados.
Veja aqui quais são as 5 fases do luto para entendê-lo melhor
Passiflora
A passiflora é muito conhecida por ser a flor bonita do pé de maracujá. Assim como a valeriana, ela possui propriedades calmantes e por isso sua utilização é muito boa no tratamento de ansiedade, estresse e insônia, dentre vários outros problemas de saúde.
Ela é um bom sedativo e os medicamentos fitoterápicos que a tem como base são ideais para pessoas que não conseguem dormir e relaxar durante a noite. Por isso, tomada na quantidade indicada na bula, ou por um médico, ela ajuda a relaxar a longo prazo, reduzindo bastante a ansiedade.
Qual delas é melhor?
Em termos de efeitos e indicação, elas são bem parecidas. Contudo, algumas pessoas sentem-se melhor e sentem mais intensidade no tratamento com a valeriana, outras preferem a passiflora. Não há uma maneira de diferenciá-las, a não ser fazendo o teste com as duas, para definir qual a melhor no seu caso.
Os chás de valeriana e passiflora
Você encontra, facilmente, em casas de chás, folhas desidratadas, tanto de valeriana como de passiflora. Por isso, se você não quer se arriscar com o medicamento fitoterápico, pode comprá-las e fazer chás na sua casa mesmo. Você sentirá um efeito maior se fizer a ingestão deles todos os dias, de uma a duas vezes por dia. Os chás dessas substâncias são feitos da mesma forma que qualquer chá comum.
Motivação: como conquistar a sua e mantê-la a longo prazo