Desde terça-feira (27), os candidatos que aguardam a liberação dos resultados da 2ª chamada do Prouni (Programa Universidade Para Todos) vivem uma aflição sem tamanho.
Afinal, a data inicialmente programada para a consulta das informações seria na terça (27), no entanto, diante de problemas para a liberação, o Ministério da Educação (MEC) sinalizou que o processo ocorreria nesta quarta-feira (28), o que não ocorreu.
Assim, a ansiedade e revolta dos estudantes vai aumentando a cada novo dia de atraso.
Qual a nova data informada para o resultado da 2ª chamada do Prouni?
Neste momento, quem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, confere a informação de status “Não iniciado” e previsão para o dia 1º de março, ou seja, nesta sexta-feira.
Aliás, juntamente, foi alterado também o prazo para a comprovação das informações da segunda chamada, passando para o período de 1º até 12 de março, que era uma das mais fortes reivindicações dos estudantes desde o primeiro atraso.
Desse modo, não resta outra alternativa aos mesmos, a não ser continuar esperando. Contudo, isso não impede que eles manifestem a sua insatisfação nas redes sociais.
Demora está causando burburinho
Não é de se estranhar que os candidatos lancem os seus desabafos nas redes sociais. Assim, trazemos por aqui apenas algumas das milhares de publicações:
“O governo não se pronuncia sobre o atraso do Prouni, só adiam mais a data. É um descaso total com os estudantes”, protesta A. Costa.
“Tudo que envolveu o Enem, Sisu, Prouni, Fies, absolutamente tudo, foi um completo desastre”, sinalizou o estudante.
“Chega a ser uma piada o Ministério da Educação perguntar como é que foi a participação do Enem 2023, com o Prouni adiado por três dias. Sinceramente, eles riem na nossa cara”, desabafa a candidata, após ter recebido um e-mail com uma pesquisa do MEC.
“O que tá acontecendo com o Prouni é duas vezes pior do que o que aconteceu com o Sisu. Sinceramente, precisa ser revisto quem está no Ministério da Educação”, opina a estudante.
O que diz o MEC?
Nesta quarta-feira (28), o MEC havia sinalizado que as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Secretaria de Educação Superior estão trabalhando para divulgar os resultados da segunda chamada do Prouni “o mais rápido possível”.
Então, a previsão era de que fosse liberado na própria quarta (28), o que não ocorreu.
Mais sobre o Prouni
Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em faculdades privadas.
O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
Além disso, como critérios para seleção dos candidatos, o programa considera a renda familiar bruta mensal por pessoa, se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.