Na última semana um vídeo tem causado um verdadeiro alvoroço nas redes sociais, onde uma mulher que come no McDonald’s está andando em uma bicicleta ergométrica, supostamente no intuito de queimar calorias. No entanto, embora os novos assentos com as bicicletas ergométricas sejam reais, o principal motivo de sua construção não é para permitir que as pessoas queimem calorias enquanto comem na rede fast food.
A ideia parte de uma iniciativa inovadora de proteção ambiental, lançada na China, com lojas chamadas “Green Charging Bikes” sendo inauguradas em Guangdong e Xangai.
Entenda o novo conceito
Apesar de muitos acreditarem que a iniciativa parte para uma linha fitness, a principal rede de fast food do mundo busca soluções mais ecológicas para o uso de eletricidade. Em outras palavras, o objetivo principal do McDonald’s é fazer com que as bicicletas possam gerar eletricidade para alimentar dispositivos móveis.
As bicicletas ergométricas são feitas de plástico reciclado, e a eletricidade gerada pode ser usada para carregar o celular dos clientes, dando aos fãs da marca mais motivação para praticar exercícios. Desde então, com a chegada das bicicletas, mais vídeos têm surgido na internet, com clientes comendo sorvete e até bebendo bebidas do McDonald’s usando os equipamentos ecológicos.
A empresa escreveu em seu comunicado à imprensa que o objetivo das bicicletas é permitir que “mais consumidores aprendam e participem de iniciativas verdes e de baixo carbono de maneira prática”. Embora os clientes, sem dúvida, queimem calorias ao andar de bicicleta, o anúncio não menciona que o exercício é um dos principais objetivos do programa.
McDonald’s e mercado financeiro
Indo além das iniciativas inovadoras da empresa, muitos se perguntam se uma das marcas mais famosas do mundo seria um bom ativo para ser colocado na carteira de investimento. A dúvida é pertinente, nem sempre empresas mundialmente conhecidas apresentam crescimento em negócios.
Por essa razão, vejamos como foi o resultado do McDonald’s, representado pelo ticket MCD na Bolsa de Valores de Nova York, no ano de 2021.
Desempenho sólido no terceiro trimestre
O preço das ações excederam as expectativas de receita e lucro do mercado, onde os negócios do McDonald’s tiveram um bom desempenho no terceiro trimestre. A receita aumentou 14% com relação ao ano anterior, para US $6,2 bilhões, um pouco acima das expectativas, que era de US $6,04 bilhões.
Podemos destacar que, o aumento das taxas de vacinação tem levado ao relaxamento das restrições da COVID-19 e à redução do fechamento de restaurantes McDonald’s, contribuindo para o forte crescimento da empresa, principalmente no mercado internacional.
Além disso, outro desenvolvimento importante é o lançamento do programa MyMcDonald’s Rewards em diversas partes do globo. Segundo os comentários do CFO Kevin Ozan na última teleconferência, desde o seu lançamento, a empresa assinou 21 milhões de membros, dos quais 15 milhões estão ganhando recompensas ativamente.
Balanço significativo
Os fundamentos do McDonald’s são encorajadores para os investidores de valor, mas a saúde de seu balanço patrimonial é outro motivo pelo qual os investidores simpatizam com a empresa.
À primeira vista, o saldo da dívida da gigante do fast food é de até US $35,1 bilhões, mas em comparação com seus quase US $12 bilhões em EBITDA no ano passado, sua relação dívida / EBITDA de 3,1 é muito razoável.
Em suma, imagine uma empresa com ativos imobiliários no valor de US $40 bilhões e receitas anuais de US $9 bilhões, dos quais quase US $4 bilhões são lucros, este é o McDonald’s.