A Europa enfrenta uma onda de mau tempo, com geadas e transtornos em grande parte do norte do continente. Na Rússia não para de nevar e nos próximos dias, além dos flocos brancos, é esperado frio recorde na capital conforme os meteorologistas. Em Moscou, por exemplo, a temperatura caiu para menos de 30 graus durante a noite, um recorde histórico nesta temporada.
Nos montes Urais, cordilheira de montanhas na Rússia que normalmente definem a fronteira entre a Europa e a Ásia, muitas pessoas estão sem aquecimento e sem água quente. Muitos agricultores da região disseram que perderam as colheitas por causa do mau tempo. Nas áreas mais afetadas, o conselho é não sair de casa.
A neve forte também causa transtornos na Polônia, especialmente para quem tem que viajar. Rodovias estão bloqueadas pelo gelo e o serviço para limpar a neve não chega em todas as ruas. Como resultado, o perigo de escorregar e se machucar é grande, segundo a mídia local. Por isso, as autoridades orientam as pessoas, principalmente os idosos, a ficar em casa.
A onda de frio também afetou a Holanda que registrou neve com até 60 centímetros de altura, Por causa disso, as principais estradas que cortam o norte do país estão intransitáveis. Além disso, o mau tempo afetou tráfego ferroviário e aéreo. As companhias tiveram que cancelar vários voos, segundo a imprensa local.
Enquanto isso, no Reino Unido, uma tempestade de neve atingiu o norte da Inglaterra e o mau tempo também trouxe gelo e vento gelado. O Ministério da Saúde britânico emitiu um alerta nacional até quarta-feira (10).