O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) assinaram um acordo de cooperação técnica nesta terça-feira (10), com o objetivo de aperfeiçoar o Cadastro Único. A saber, o projeto faz parte do Programa Startup gov.br.
Nessa parceria, que tem início neste mês de outubro, a Secretaria de Governo Digital (SGD) fortalece as equipes do MDS em vários projetos da Sagicad, disponibilizando os profissionais de tecnologia da informação, as plataformas tecnológicas, apoio e orientação para a utilização de metodologias ágeis no projeto.
Ainda mais, os órgãos setoriais assumem a responsabilidade pela execução do projeto e pela gestão administrativa dos profissionais alocados, e a SGD realiza o acompanhamento e monitoramento da execução das metas estabelecidas.
“Essa iniciativa é fundamental para que a gente olhe para o processo de modernização do CadÚnico melhorando a estrutura interna do MDS e para os CRAS, mas principalmente para o cidadão, que vai fazer uso do benefício. Para que a gente dê, de fato, um instrumento de cidadania para o usuário”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Calendário VALE GÁS vai começar! Confira o valor da rodada
Mudanças no Cadastro Único
Em resumo, com a iniciativa, a Startup irá construir novas interfaces web e inovações no aplicativo, melhorar a geração de informações e o suporte a cidadãos, municípios, estados e programas que utilizam o Cadastro Único.
Na prática, um cidadão poderá, por exemplo, confirmar um nascimento ou um óbito sem ter que se deslocar ao posto de cadastramento ou ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Assim, vai auxiliar não somente o governo federal, mas também a vida de cada pessoa cadastrada.
“Esse acordo permitirá a evolução do Cadastro. É preciso torná-lo contemporâneo, trazê-lo para os desafios do mundo atual. Para isso nós vamos trabalhar com algumas frentes, como na integração com outras bases de dados dentro do sistema, na revisão do formulário e também na melhoria do aplicativo, para que ele seja mais útil ao cidadão”, explicou a secretária nacional de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do MDS, Letícia Bartholo.
Além disso, a secretária-executiva do MGI, Cristina Kiomi, ressaltou que a cooperação entre o MDS e o MGI é fundamental para as políticas sociais do Brasil, para tornar o Cadastro Único uma ferramenta mais eficiente de gestão.
“O principal disso é que a pessoa que tem esse direito possa acessar o aplicativo de uma maneira simples e eficiente. Esse acordo contribui para fortalecer a capacidade de entregar as políticas sociais de uma maneira mais eficiente e que atenda a necessidade da população que precisa delas”, pontuou.
Confira também: SAIU! Desenrola Brasil lança plataforma para renegociação de dívidas; veja como acessar
Startup gov.br
Por fim, cabe mencionar que o Programa Startup gov.br foi idealizado para apoiar e acelerar projetos estratégicos de transformação digital do Governo Federal, tendo como público-alvo direto os órgãos que possuem projetos estratégicos de transformação digital e que não dispõem de capacidade para desenvolvê-los plenamente sem o apoio e orientação dos órgãos centrais.
Agora, é a vez do Cadastro Único.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS
Veja ainda: Dinheiro na mão! Veja se está na lista de quem vai receber o Bolsa Família ANTECIPADO