A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros. Isso, pois, é por meio dela que muitas pessoas podem comprovar que estão habilitadas para dirigir diversos tipos de veículos terrestres.
No Brasil, é possível conseguir um documento 100% gratuito em alguns estados, e isso pode ser muito útil para quem precisa de uma carteira de habilitação e não pode arcar com o alto custo de sua emissão.
O processo de obtenção da CNH pode custar cerca de R$ 3.000 no país, por isso existem formas de reduzir ou em alguns casos eliminar o custo da emissão da carteira de habilitação.
Estados liberam CNH gratuitamente
Antes de mais nada, é importante deixar claro que não são todos os estados que possuem o programa. Dessa forma, apesar dele ser adotado em cada vez mais regiões brasileiras, está presente somente em sete estados do país, no momento. São eles:
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- Amazonas;
- Pernambuco;
- Goiás;
- Paraíba;
- Rio Grande do Sul.
O que é necessário para participar da CNH Social?
Acima de tudo, para obter uma CNH no Brasil, você deve primeiro encontrar um CFC (Centro de Formação de Condutores) para cursos teóricos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Depois disso, os motoristas terão que passar por um teste teórico para finalmente passar por um teste prático e ser elegível para a carteira de motorista.
Como já mencionado, o custo disso pode ficar em torno de R$ 3 mil, mas existe a opção de parcelar o plano para não ter que arcar com todos os custos de uma vez. Isso pode variar de autoescola para autoescola, portanto, os alunos devem verificar as condições de pagamento antes de iniciar uma aula em um desses locais.
No entanto, parte do custo também se aplica às taxas do Detran (Departamento Estadual de Transportes). Assim, o aluno pode contar com a opção de pagar de acordo com o andamento do processo de obtenção da CNH. As quatro taxas cobradas são: abertura do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), prova teórica, aprendizagem da carteira de habilitação e por fim a prova prática de direção.
Dessa forma, com o Renach aberto, é possível que o aluno pague as demais mensalidades em 12 meses, de acordo com o processo de habilitação. Porém, é importante ressaltar que por se tratar de órgãos estaduais, cada Detran tem uma alíquota diferente.
Implementação do programa
Além disso, por meio do programa implantado pelo governo, CNH Social, é possível que motoristas de baixa renda tenham acesso ao documento, ainda que não tenham como arcar com os custos.
Vale lembrar que o programa pode ser consultado no site do Detran de onde você mora. O órgão abre uma série de vagas para quem quiser ser contemplado, assim o motorista não precisa pagar para tirar a carteira de habilitação.
Mas afinal de contas, que é a CNH Social?
Sobretudo, o programa CNH Social foi criado pelo Governo Federal em 2011. A ideia principal é ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no país e dar oportunidade a todos aqueles que sonham em tirar a carteira de motorista mas não podem pagar o preço de quase 3 mil reais.
Vale destacar que o processo é totalmente gratuito. Além disso, quem for selecionado poderá ter a chance de obter o documento dos sonhos. Entretanto, para isso terá que fazer aulas teóricas práticas, testes teóricos e práticos, bem como passar por um teste de aptidão física, mental e toxicológica (se necessário e dependendo em qual qualificação você está interessado). É importante também salientar que para os reprovados nas provas teórica e prática, uma reprovação para cada uma delas já faz parte do projeto.
E para quem precisa renovar a CNH ou mudar de categoria, o programa CNH Social também vai te dar essa oportunidade.
Leia ainda: Confira AQUI como participar da CNH Social 2023 e obter sua carteira de habilitação GRATUITA