O marketing de afiliados é um pilar baseado na relação entre uma plataforma intermediária, produtor e afiliado. Resumidamente, o afiliado deve fazer a divulgação de determinado produto que pode ser digital ou físico. Após realizar uma venda, receberá uma comissão.
O valor pode variar dependendo do tipo de produto, Por exemplo, na Awin se divulgam varejistas como Amazon ou Americanas. Já na Monetizze, encontra-se produtores independentes que postam algo para que seja divulgado. Isso pode variar desde vídeos, cursos e materiais escritos.
Onde começar a vender com o marketing de afiliados?
O marketing de afiliados foi a revolução do mercado digital: barato, simples e prático. Além disso, existem muitas formas de realizar as divulgações, sendo as mais comuns:
Blog ou site
Já pesquisou se determinada loja era confiável? Ou então se valia a pena comprar determinado item? Existem muitos sites de reviews e que até nos perguntamos: o que ganham com isso?
É simples: a cada venda realizada com o link de afiliado do domínio, recebem uma comissão. Quando investindo massivamente em SEO, é possível ranquear o artigo nas primeiras colocações do Google e atrair ainda mais visitantes diários.
Redes sociais
As redes sociais são um dos melhores canais para que seja divulgado determinado produto. Com a opção de compartilhamentos e curtidas, faz com que as postagens alcancem um público muito maior.
Atualmente, já existe um profissional responsável pela captação de leads através destes meios: O Social Media. Ele será responsável pela publicação, criação de textos e imagens, criação de relatórios e estratégias.
A plataforma principal é o Facebook, que possui mais de 2 bilhões de contas. Apesar disso, o Instagram já está ganhando um espaço neste meio.
E-mail Marketing
Para vender, é necessário construir um longo relacionamento com os seus leads. Portanto, investir em e-mail marketing é mais que essencial neste processo. Entregue conteúdos informativos e atrativos por esse meio, crie um relacionamento com o persona.
Não se esqueça que antes de começar a enviar os textos, é necessário pensar em uma forma de como conseguir uma lista de e-mails. Para isso, criar um blog pode ser uma alternativa, principalmente se possuir um material gratuito para oferecer ao leitor.
Dicas para trabalhar com marketing de afiliados
O primeiro passo para começar a trabalhar com marketing de afiliados é descobrir qual a plataforma que deseja trabalhar. São três as principais delas:
- Awin
- Monetizze
- Hotmart
Após isso, busque qual o tipo de nicho que busca e possui mais conhecimentos. Por exemplo, a plataforma de avaliações Análise Loja divulga marcas e lojas virtuais. Já o Portal da Diva, possui o intuito de vender produtos femininos físicos. Tudo depende com o que deseja trabalhar: nicho adulto, feminino, masculino, infantil ou muitos outros!
O próximo passo é saber educar a audiência. Não tente vender algo sem antes ter fidelizado leitores e seguidores dos seus conteúdos. É então que surge a importância das redes sociais e blogs com textos otimizados. Enfim, fique sabendo que para trabalhar com marketing de afiliados será necessário pesquisa e muito esforço!