Nascida em 08 de fevereiro de 1958, Marina Silva é historiadora e pedagoga que se tornou política com o partido Rede Sustentabilidade (REDE). Chegou a exercer cargos como governadora do Acre entre os anos de 1995 e 2011, sendo Ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008. Desde o ano de 2010, vem se candidatando sucessivamente para presidente da república, mas sem êxito.
Ao concluir o Ensino Médio, formou-se em história pela Universidade Federal do Acre. Foi neste momento que começou a desenvolver interesse pela política e ideologias como comunismo e socialismo. Vinculou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e, juntamente com Chico Mendes, auxiliou os movimentos sindicais a partir de 1988.
Em 1994, tornou-se senadora da República. Dessa forma, em toda a história brasileira, foi a senadora mais jovem que o Brasil já teve: apenas 34 anos de idade. No governo do Lula em 2002 aceitou o convite para ser Ministra, como já fora citado anteriormente. Em 2019, Marina Silva filiou-se ao Partido Verde e saiu do PT. Foi no ano de 2015 que conseguiu registrar o próprio partido – o qual faz parte até os dias atuais – o REDE.
Após realizar o curso de graduação que tanto cobiçava, iniciou especialização em psicanálise na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, possui diplomas em psicopedagogia na Universidade Católica de Brasília (UCB).
Atualmente, a mesma conta com um site na internet em que posta alguns de seus debates e atualizações. Nele, ainda é possível encontrar uma breve biografia sobre Marina Silva.
Presente até os dias atuais na política brasileira
Marina Silva é presente até os dias atuais na política brasileira. No dia 29 de janeiro, o site Globo publicou sobre os debates entre ela e Ciro Gomes em relação ao Impeachment de Bolsonaro. A situação ficou bastante acalorada após Maia realizar ameaças contra Arthur Lira, vencedor para ser o próximo presidente da Câmara em 2021. Na mesma semana, artigos foram publicados em que ela defende a criação do G3. Infelizmente, a mesma é lembrada somente em épocas de eleições, apesar de se manifestar diariamente com suas opiniões.
Algumas conquistas de Marina Silva
- Foi premiada pela ONU em 2007 pelo “2007 Champions of the Earth”, prêmio ambiental.
- Seu partido, REDE, foi considerado pela Fundação Getúlio Vargas como o que mais combate à corrupção, mesmo tendo pouco tempo de registro.
- Voltou a trabalhar em sala de aula na Fundação Dom Cabral, realizando mais de 600 palestras.