Daniela Carneio, ministra do Turismo, deve se reunir com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (06), para entregar sua carta de demissão do cargo. A informação foi revelada por Waguinho, prefeito de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, e marido da chefe da pasta.
De acordo com as informações, a reunião deve acontecer na tarde desta quinta no Palácio do Planalto – na ocasião, Daniela Carneiro deverá apresentar o documento, onde agradecerá espaço no governo, colocará seu cargo à disposição e ainda irá relatar que entende que o momento político que exige sua saída da pasta.
Essa saída foi articulada em reunião na Secretaria de Relações Institucionais, no Planalto, com o ministro Alexandre Padilha e o secretário André Ceciliano. Nesta quinta, Waguinho, em nota publicada em sua conta do Twitter, disse que ele “e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, conversaram e selaram a paz e o fim das lamentações, ao menos por enquanto”. Ainda conforme o prefeito, a conversa foi muito boa e com “compromissos assumidos de muitos benefícios para os municípios do estado do Rio de Janeiro, em especial para Belford Roxo”.
A saída de Daniela Carneio do comando do Ministério do Turismo vem sendo ventilada há várias semanas. Na quarta-feira (05), a jornalista do canal “Globo News”, Andreia Sadi, revelou que o União Brasil deu um prazo para que a ministra deixe a pasta. Conforme a comunicadora, o partido quer que Daniela Carneiro deixe o comando do Ministério do Turismo até esta sexta-feira (07).
Daniela Carneiro, que também é conhecida como Daniela do Waguinho, foi nomeada ministra em janeiro por Lula – segundo as informações, a nomeação foi uma espécie de retribuição ao engajamento dela e do marido na campanha do petista. Essa nomeação também teve como foco garantir o apoio do União Brasil, que tem a terceira maior bancada na Câmara (59 deputados) e a quarta no Senado (nove senadores).
Todavia, a indicação passou a ser um problema a partir de abril, quando o casal anunciou a saída do União Brasil – ela ainda continua na legenda, mas seu marido já está filiado em outra. Com isso, o União Brasil passou a exigir a saída de Daniela Carneiro da pasta, visto que ela não representaria mais o partido. No entanto, a ministra tem tentado resistir à pressão e se recusado a deixar a pasta.
Recentemente, Lula conversou com a chefe do Turismo e deu uma sobrevida para ela, que apresentou, durante uma reunião ministerial, as melhorias que a pasta proporcionou ao setor neste primeiro semestre do governo Lula – o mais cotado para assumir a vaga é o deputado federal Celso Sabino (União Brasil).