A Zoom Video Communications Inc alertou na segunda-feira que suas margens brutas permaneceriam sob pressão até 2021, pois o número crescente de usuários gratuitos de seu serviço de videoconferência torna difícil compensar um pico nos custos para manter seu crescimento.
Usuários gratuitos
As ações da empresa, que aumentaram cerca de sete vezes este ano, alimentadas pelo aumento meteórico da demanda em videoconferência para trabalho, escola ou socialização devido à pandemia da COVID-19, caíram 5% após o sino, apesar das previsões otimistas para o quarto trimestre.
A Zoom opera alguns de seus próprios centros de dados, mas também conta com serviços de computação em nuvem de fornecedores externos como Amazon.com e Oracle Corp, o que significa que ela deve suportar custos para usuários gratuitos.
Essas contas, impulsionadas em parte por um salto nos usuários gratuitos no terceiro trimestre, quando milhões de estudantes e professores iniciaram novos semestres escolares, empurraram para baixo as margens de lucro bruto do Zoom para 66,7%, abaixo das estimativas dos analistas de 72,1%, e sua média pré-pandêmica de cerca de 80%.
“Esperamos que as margens brutas sejam consistentes com o 3º trimestre do próximo ano fiscal antes de começarmos a melhorar em direção à nossa margem alvo de longo prazo”, disse o Diretor Financeiro Kelly Steckelberg.
Competitivo
Zoom disse que tinha 433.700 clientes com mais de 10 funcionários, um aumento de 485% em relação ao ano anterior, mas apenas 17% a partir do segundo trimestre fiscal, comparado à taxa de crescimento de 40% entre o primeiro e o segundo trimestres da empresa.
Vendas mais lentas para clientes corporativos podem significar que a Zoom está perdendo para gigantes tecnológicos estabelecidos, disse Ryan Koontz, analista da Rosenblatt Securities.
“A Cisco e a Microsoft estão muito entrincheiradas no segmento empresarial maior, portanto, a Zoom tem um trabalho muito mais difícil de vender contra elas do que no espaço empresarial pequeno, que é em grande parte não comprometido”, disse Koontz.
Zoom ainda prevê uma receita no quarto trimestre entre US$ 806 milhões e US$ 811 milhões, acima de estimativas de US$ 730,1 milhões, de acordo com dados da Refinitiv.