O governo anunciou nesta quarta-feira (30) que Marcos Montes Cordeiro assumirá o cargo de ministro da Agricultura do país, já que a titular do cargo, Tereza Cristina Dias deve renunciar para concorrer ao Senado, pelo Mato Grosso do Sul, nas próximas eleições. Marcos Montes é médico, ex-deputado e prefeito de Uberaba, atuando até então como vice de Tereza Cristina Dias no ministério, considerado um ruralista com experiência nacional e política.
Ele assumirá o cargo na quinta-feira (31), de acordo com as informações apresentadas pela assessoria de imprensa do ministério. Importante destacar que Tereza Cristina Dias estava à frente do ministério desde janeiro de 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro tomou posse.
Sobre Marcos Montes
Marcos Montes Cordeiro, de 72 anos, nasceu em Sacramento, município de Minas Gerais. Montes é formado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pós-graduado em medicina do trabalho e graduado em anestesiologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre 2007 e 2019, Cordeiro exerceu 3 mandatos como deputado federal do estado de Minas Gerais. De 1993 a 1996, exerceu o cargo de secretário municipal de Turismo e Esportes.
Além disso, em 1997, foi eleito prefeito de Uberaba e reeleito em 2001, exercendo o cargo até agosto de 2004. De agosto de 2004 a março de 2006, atuou como Ministro do Desenvolvimento Social e Esportes do Governo do Estado de Minas Gerais.
Projetos de Marcos Montes
Em seu tempo como Ministro do Desporto e Lazer do Município, um de seus principais projetos foi o “Bom de Bola, Bem de Rua”. Para administrar o programa, Cordeiro contou com a participação do bicampeão mundial de futebol Djalma Santos. O projeto chegou a envolver mais de 4.000 crianças e adolescentes no esporte, sendo um enorme sucesso, tirando milhares de crianças das ruas e dando a elas a oportunidade de aprender a jogar futebol com um dos maiores craques da história da seleção brasileira.
Além disso, foi na administração de Marcos Montes que foi criada a guarda municipal. Paralelamente, foi implantado o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, além de muitos outros projetos na área da saúde. Foi durante sua gestão que o Centro de Atenção Psicossocia (Caps) “nasceu” para atender pacientes com problemas mentais. No Caps, passaram a receber assistência espiritual, psicológica, social, esportiva e de lazer, e até mesmo terapia ocupacional, por meio do trabalho físico.