A marcha nórdica, também conhecida como caminhada nórdica, é um tipo de exercício originado na década 1930, na Finlândia. A princípio, esse exercício era usado como forma de manter o treinamento dos esquiadores profissionais no verão. Para a realização do exercício, é necessário ter em mãos dois bastões especiais, os quais se assemelham bastante com os bastões de esqui.
Atualmente, esse tipo de exercício é considerado como uma atividade física de alto rendimento e que tem potencial para trabalhar o corpo inteiro. Por isso, pode consumir 40% a mais de energia que uma caminhada convencional.
A prática não oferece riscos às articulações, além de ser indicado para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Uma vez que os níveis de intensidade são totalmente adaptáveis, sendo aconselhado para aqueles que apenas querem um passeio ao ar livre, bem como para aqueles que procuram um exercício para melhorar o condicionamento físico e perder peso.
Veja também: Os 6 benefícios da corrida para saúde física e mental
O uso dos bastões, nesta modalidade de exercício físico, mostra-se importante para treinar os músculos da parte superior do corpo. Por ser um atividade física também de resistência, é uma ótima opção para quem quer entrar em forma ou mantê-la. Trata-se de um exercício bastante versátil e pode ser praticado por indivíduos que já realizam atividade física com frequência ou por aqueles que querem deixar o sedentarismo de lado.
Ademais, atualmente, é reconhecido como um esporte cuja primeira competição documentada dessa modalidade ocorreu em 2006. Para competir, os participantes utilizam os bastões para otimizar o esforço físico e o ganhador da competição é aquele que faz o percurso em menor tempo possível, aplicando a técnica adequada.
Benefícios da prática da marcha nórdica
As autoridades em saúde do mundo todo já estão recomendando a prática da marcha nórdica para fortalecer os músculos, ossos e manter o equilíbrio. Outro motivo para ser bastante indicado é pelo fato de que essa modalidade de atividade física exercita também os músculos dos membros superiores. Sendo assim, promove uma estimulação mais completa dos músculos em comparação com a caminhada normal.
Assim como qualquer outra atividade física moderada, a caminhada nórdica pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas, além de ser altamente recomendada para quem buscar perder peso. Isso porque a marcha nórdica promove bem mais gasto energético que a caminhada convencional.
Ademais, o uso da técnica adequada é extremamente importante e recomendada para os iniciantes da prática, tendo em vista que, quando os bastões são utilizados de maneira correta, servem para reduzir o peso e o impacto nos joelhos. Este fato é bastante importante para as pessoas que estão acima do peso ou possuem limitações leves por conta de dores ou outros problemas articulares.
Você pode se interessar: Doenças que a obesidade pode causar: Quais são e sintomas