Muito por conta dos ventos revolucionários da Revolução Francesa, da Revolução Industrial e do Realismo nas artes, a Europa viveu, à época da publicação do Manifesto Comunista (1848), uma série de convulsões políticas, econômicas e sociais que ajudaram a criar o ambiente ideal para esse tipo de manifestação ligada à realidade da classe trabalhadora.
A exploração era a marca desse período. Uma verdadeira revolução industrial fazia com que homens, mulheres e até crianças tivessem que submeter-se a condições degradantes de sobrevivência nas fábricas que produziam os objetos de consumo e garantiam a sobrevivência da população mesmo em condições humilhantes.
Logo, para responder a essas contradições de uma sociedade burguesa, surgem pensadores como Karl Marx e Friedrich Engels, com o seu Manifesto Comunista, um trabalho encomendado por uma associação de operários, com o objetivo de criar as base para uma nova relação patrão x empregado dentro dessa controversa realidade capitalista que surgia.
O essencial do Manifesto do Partido Comunista
Resumidamente, esse manifesto é uma reivindicação da classe operária, para a garantia da sua organização na forma de uma “classe trabalhadora”, que luta contra a subjugação do capital, a opressão da burguesia e pela abolição da propriedade privada; e tudo isso por acreditarem que toda a riqueza é apenas e tão somente o resultado da união de homens e mulheres que produzem.
Além disso, o manifesto faz uma severa crítica à forma como se dá a produção no sistema capitalista, ao colocar o trabalhador na posição de uma simples “peça” dessa engrenagem industrial, e em nada participando dos lucros resultantes do seu trabalho.
Portanto, numa luta contra a subjugação da força de trabalho, pela educação infantil universal, abolição da propriedade privada das terras e pela organização da produção tendo o trabalhador como o principal beneficiário, o Manifesto do Partido Comunista veria realizado o seu ideal revolucionário na extinção da divisão da sociedade por classes e no fim da exploração do homem pelo homem.