Muitas pessoas têm dificuldade em estudar e não encontram um método certo para aprender ou gravar a matéria. Contudo, existem várias formas de estudo e cada uma pode atender a alguém de forma melhor. Por isso, identifique como você aprende mais, testando as dicas abaixo, com várias maneiras de estudar que podem ser úteis no seu aprendizado.
Como escolher uma profissão: dicas para acertar na escolha
Assistir a aulas ou vídeos
Existem pessoas que aprendem muito mais quando estão visualizando a matéria, ou a pessoa que lhes está dando aula. Por isso, se este for o seu caso, assista a vídeos ou a aulas presenciais. Durante as aulas, anote aquilo que considerar mais importante, para que possa rever mais tarde.
Ler sobre o assunto
Outras pessoas têm outras maneiras de estudar que as ajudam mais a gravar a matéria. Um exemplo são as pessoas que precisam ler para fixar as informações. Por isso, se você gosta de ler e de voltar ao assunto sempre que sentir dúvida sobre ele, relendo o mesmo parágrafo, estudar através de livros será mais proveitoso no seu caso.
Dar aulas sobre o assunto, para gravar
Não importa qual seja a sua melhor forma de aprender, ao falar a matéria em voz alta, você conseguirá fixá-la melhor na sua memória. Isso porque você reforçará as informações que aprendeu, sendo mais fácil gravar tudo. Por isso, dê aulas sobre o assunto que você aprendeu. Pode ser até mesmo para o espelho. O importante é repetir o seu conhecimento em voz alta.
Fazer resumos
Resumos são necessários para que você não se perca na matéria, em especial, quando ela é muito extensa. Dessa forma, procure anotar os pontos mais importantes. Isso serve tanto para as pessoas que preferem assistir videoaulas, como para aquelas que gostam de ler a matéria nos livros.
Aprender inglês sozinho: é possível, saiba como fazer
Utilizar recursos visuais para gravar a matéria
A utilização de recursos visuais é outro truque que ajuda na fixação da matéria. Você pode, por exemplo, colorir os resumos de cores diferentes, de acordo com as partes mais importantes, ou separando os assuntos por cor. Dessa forma, sempre que você olhar para a folha saberá sobre o que se trata aquela parte do resumo, podendo consultá-lo quando necessário.
Rever a matéria de tempos em tempos
É muito importante fazer a revisão da matéria. Isso porque, mesmo que você siga todos os passos anteriores, você pode perder conteúdo, a longo prazo. Por isso, organize-se para rever a matéria de tempos em tempos, sempre que começar a esquecer sobre o que ela se trata.
Fazer exercícios para fixação
Outra das maneiras de estudar que funciona para qualquer perfil de estudante é fazer exercícios sempre que terminar de estudar algo. Eles te ajudarão a confirmar que você aprendeu mesmo e você poderá retornar naquilo que não tiver fixado. Faça os exercícios diariamente e também de tempos em tempos, para relembrar a matéria.
A rotina perfeita existe? Saiba como construir dias melhores para você