A Receita Federal disponibiliza consulta à Malha Fina, e os cidadãos que declararam imposto de renda até 31 de maio, já podem consultar a situação de suas declarações.
Afinal, declarar o imposto de renda (IR) não livra completamente o contribuinte de preocupação e responsabilidade.
Após fazer a declaração, será necessário averiguar a computação dos dados que informou ao preencher o documentos. Dessa maneira, é possível constatar se caiu na Malha Fina, possibilitando corrigir possíveis erros.
Quer saber tudo a respeito da consulta à Malha Fina do imposto de renda? Vem conosco nessa leitura e te passaremos todas as informações.
Malha Fina, o que é?
Todo ano esse assunto ganha espaço nos noticiários das mais diversas mídias. Mas afinal o que é a Malha Fina?
Essa forma de se referir a fiscalização que a Receita Federal realiza nas declarações do Imposto de Renda, se popularizou tanto, que se tornou comum o uso da expressão por veículos de imprensa e até por autoridades.
Dessa maneira, dizemos que uma declaração caiu na malha fina, quando a Receita Federal, ao analisar as informações do contribuinte, encontra algum dado inconsistente. Essa incoerência acontece por diversas razões.
Às vezes um simples erro de digitação na hora de preencher os formulários, outras vezes por fornecimento de dados errados e até mesmo por tentativa de fraude.
Dessa forma, ao passar pelo crivo dos supercomputadores da Receita Federal, que cruzam diversas informações dos contribuintes com outros dados que o sistema recolhe junto a outras entidades. Como bancos, operadoras de planos de saúde, clínicas médicas, escolas, universidades, podem aparecer divergências e assim a Receita interpretar como forma de sonegar imposto.
Como descobrir se sua declaração caiu na Malha Fina
Você pode consultar a situação da sua declaração de IR utilizando o aplicativo Meu Imposto de Renda. Dessa forma, ao entrar no app, você descobrirá o estado da sua declaração, que pode ser:
- Declaração não entregue;
- Declaração aguardando processamento;
- Declaração com pendências;
- Declaração com intimação ou notificação emitida;
- Declaração em fila de restituição;
- Declaração processada;
- Declaração cancelada.
Contudo, para obter maiores detalhes, a Receita Federal recomenda fazer a consulta pelo e-CAC.
Como consultar a situação da sua declaração pelo e-CAC
Para consultar se sua declaração não caiu na malha fina da Receita Federal, utilizando o e-CAC é bem simples, é só realizar estes procedimentos:
- Acessar o portal e-CAC e fazer login utilizando os dados da conta Gov;
- Depois de fazer o login, ir para opção Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRF);
- Se sua declaração tiver pendências, escolher o item Pendências de Malha;
- Então o próprio sistema informará quais dados estão inconsistentes.
O que fazer se sua declaração cair na malha fina?
E por fim, se sua declaração caiu na malha fina e está apresentando dados incoerentes, é possível corrigir, basta você enviar uma declaração com a retificação desses dados. Assim, verificando atentamente se a correção está adequada e se não contém erros de digitação, que possam gerar novas inconsistências, tudo estará resolvido.
Então, já verificou se sua declaração não caiu na Malha Fina? Compartilhe conosco se você também tem essa preocupação. Deixe seu comentário no final da página!