O mal hálito nos cachorros é causado, especialmente, pelos tártaros. Assim como nos humanos, a comida é acumulada nos dentes dos pets e, depois de algum tempo de vida, começam a causar mal cheiro. Por isso, é importante que você cuide bem da higiene bucal do seu pet, não só por causa do mal hálito, mas para evitar que ele perca os dentinhos muito novo, o que é comum.
Veja 8 maneiras de utilizar plantas na decoração da sua casa
Escovar os dentes
Assim como em humanos, a melhor forma de evitar o aparecimento dos tártaros no seu pet é escovando os dentinhos dele! De preferência, peça recomendação de uma pasta de dente especial a um médico veterinário. Geralmente, os donos e funcionários de uma Pet Shop também podem indicar esse produto.
Compre uma escovinha própria para a escovação dentária do seu pet, ou providencie os materiais que o rótulo do produto designa como bons para passá-lo nos dentes. Algumas pastas de dente, por exemplo, você pode passar com uma gaze e não precisa de escova.
Se for utilizar a escovinha de dentes, esteja atento na força que você faz durante a escovação. A pasta de dente deve ser apenas espalhada pelos dentinhos do animal, com gentiliza, ou você pode acabar machucando o seu pet. Além disso, siga as instruções do rótulo do produto para sua utilização.
Petiscos
Existem petiscos que os pets amam receber e que, de quebra, ainda fazem a limpeza dentária diária do seu animal! Verifique se o preço deles condiz com o seu orçamento, pois o seu pet deverá consumi-los todos os dias. Não esqueça de contabilizar o biscoitinho na alimentação do animal e colocar menos ração, com a mesma equivalência, quando ele for comer!
Como fazer brinquedos para gatos gastando pouco ou nada
Limpeza de tártaro
Nós humanos vamos ao dentista uma vez a cada seis meses, ou pelo menos uma vez ao ano, para fazer a limpeza do tártaro. Da mesma forma, os animais precisam manter a higiene bucal fazendo uma limpeza nos seus dentes. A limpeza deve ser feita com recomendação do médico veterinário e no tempo que ele indicar, uma vez que exige sedação.
Há alguns casos de cachorros que não podem fazer limpeza de tártaro, por causa da sedação. Cães idosos, ou com problemas no coração, por exemplo. Por isso, é muito importante não agendar a limpeza com qualquer veterinário e realizar uma bateria de exames antes, para verificar se seu pet é elegível para a realização da limpeza de tártaro.
Por fim, tomando esses cuidados, você com certeza espantará o mal hálito do seu pet, seja ele um cachorro ou um gatinho. Não se esqueça de consultá-lo sempre. E, se o cheiro da boca dele estiver muito anormal, leve-o ao veterinário para análise, uma vez que esse é um indicativo da possibilidade dele ter alguma doença. Em todo caso, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor.
Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet