A onda de cancelamentos de cartões de crédito continua e ganhou um capítulo importante na última segunda-feira (19). Isso porque o Rappicard enviou uma notificação a diversos clientes informando o encerramento das operações do cartão de crédito. Apesar da grande base de clientes afetada, alguns seguem tendo direito ao produto.
Além disso, é importante ressaltar que o corte do cartão de crédito é uma medida que também vem acontecendo em outros bancos. Por isso, é importante ficar atento a algumas dicas para evitar o cancelamento do seu.
Cartão de crédito cancelado
Apesar do cancelamento do cartão de crédito Rappicard, ele segue sendo um dos melhores no quesito cashback. Isso porque o produto tem uma política agressiva na devolução de dinheiro, com percentuais que ultrapassam a média do mercado brasileiro, incluindo até mesmo os melhores cartões do país. Na internet, clientes reclamaram do cancelamento.
Isso porque o cartão dava um cashback de 1% sobre cada compra no cartão de crédito. Para compras feitas no aplicativo da Rappi, o cashback era de 3%. Além disso, por ser da categoria Visa Infinite, o Rappicard oferece seguro proteção de preço, descontos em lojas parceiras, oferecidos pela bandeira, Visa Concierge, Free Vallet e seguro contra perda ou roubo de bagagem. Além disso, os cartões da categoria oferecem acesso a salas VIP no mundo todo. Ainda, o Rappicard permite o uso da plataforma da Apple Pay, carteira digital da Apple, empresa que produz o iPhone.
Em nota, o banco afirmou que o cancelamento decorreu “tendo em vista a necessidade de revisão da análise e perfil de crédito, decorrente, dentre outros fatores, de ajustes nas plataformas de tecnologia e de um novo posicionamento da empresa no mercado”. Ainda, a alegação é de que todos os clientes foram devidamente notificados do cancelamento.
Não é novidade para brasileiros
Apesar do cancelamento do cartão de crédito Rappicard ser mais impactante que os outros, o fim desses produtos em algumas instituições vem se tornando algo comum. Isso porque, segundo economistas, o cenário é desafiador para as empresas, que passam a correr menos risco e, com isso, cortar o crédito de clientes com menores scores.
Além do Rappicard, o C6 Bank também cortou o acesso de alguns clientes ao cartão de crédito. Especialistas também alertam que os grandes bancos estão restringindo o acesso ao crédito, dificultando a vida de muitos brasileiros.
Por isso, para evitar que o seu seja cortado, é preciso seguir algumas dicas:
- Concentre a sua vida financeira em uma instituição. Isso permite que ela avalie melhor o seu crédito e, com isso, tenha mais dificuldades em finalizar o seu cartão de crédito por conta da maior confiança em você;
- Use o cartão de crédito de forma recorrente. Isso sinalizará para o banco que você, de fato, tem consciência da existência do produto;
- Pague as faturas em dia. Isso mostra para o banco que você consegue honrar seus compromissos financeiros.
Apesar disso, é preciso alertar de que até mesmo seguindo essas regras o cartão de crédito pode ser cancelado.
Veja também: OFICIAL! Lula sanciona NOVA VERSÃO do Bolsa Família; veja detalhes