O Banco Central divulgou que ainda há um total de R$ 7,07 bilhões disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR) por pessoas físicas e empresas. O SVR é um sistema que indica valores esquecidos por clientes em bancos e instituições financeiras.
De acordo com o Banco Central, esses valores correspondem a contas encerradas que ainda possuem saldos disponíveis, tarifas cobradas indevidamente, entre outras situações. Desse montante, R$ 1,39 bilhão pode ser resgatado por 2,75 milhões de CNPJs, e R$ 5,68 bilhões estão disponíveis para saque por 36,1 milhões de CPFs.
No entanto, estatísticas do Banco Central indicam que quase 63% dos resgates serão de valores de até R$ 10. Isso representa um total de 27,71 milhões de pessoas. Por outro lado, a segunda maior parcela de resgates, representando 11,15 milhões de pessoas ou 25%, possui valores entre R$ 10,01 e R$ 100,00 disponíveis para saque.
Como consultar o saldo do Sistema de Valores a Receber?
Para verificar se você possui algum dinheiro esquecido em bancos ou instituições financeiras, é necessário consultar algumas informações específicas. Para fazer isso, você deve acessar uma página na internet por meio do site do governo.
É importante ressaltar que esse site é o único local confiável para obter informações precisas sobre seus valores esquecidos. Portanto, tome cuidado para não cair em golpes e sempre acesse o site de forma segura.
Ao acessar o site, na página inicial, você encontrará um botão indicando “Consulte se tem valores a receber”. Ao clicar nesse botão, você será redirecionado para uma página onde deverá preencher seus dados, e as informações serão exibidas automaticamente na tela.
Caso deseje consultar os dados da sua empresa, basta inserir o CNPJ dela em vez do CPF. No entanto, se quiser verificar os valores relacionados a uma pessoa falecida, você deverá preencher o número de documento dessa pessoa.
Leia também: CNH suspensa por DÍVIDA? Veja o que fazer!
Como realizar o saque de dinheiro no Sistema de Valores a Receber?
Depois de conferir suas informações, o processo de saque do dinheiro esquecido é relativamente simples. Assim, desde o dia 7 de março já é possível fazer a solicitação do recebimento desse dinheiro.
Para isso, deve efetuar login na sua conta do governo digital. Logo em seguida, vai clicar na opção “Meus Valores a Receber”. Dessa forma, após isso, deve conferir seus dados pessoais, e dados da instituição que deve devolver o valor em questão.
Depois desse procedimento simples, você irá solicitar o pagamento do seu dinheiro. Para isso, vai informar uma chave Pix, onde irá receber o valor. Além disso, é importante ressaltar que, mesmo com acesso à chave Pix que você informou, é possível que o banco realize o pagamento do valor através de TED ou DOC diretamente na conta.
Leia também: CAIXA lança nova linha de crédito de até R$ 30 MIL! Veja quem tem direito
Como realizar o saque de dinheiro esquecido de alguma pessoa falecida?
Depois de consultar no sistema os valores a receber de alguém falecido, é possível que você constate que essa pessoa deixou algum dinheiro para trás. Sendo assim, é muito importante saber o que deve ser feito para ter acesso a esse dinheiro.
Assim, o primeiro passo, como foi citado anteriormente, é acessar sua conta do governo digital da mesma forma, fazendo o seu login. Entretanto, o procedimento muda um pouco a partir desse ponto.
Dentro do site, você deve procurar e selecionar a opção “Valores para Pessoas falecidas”. Assim, será redirecionado ao preenchimento de informações sobre a pessoa em questão. Nesse caso, você deve informar alguns dados dela, como CPF e a data de falecimento também.
Para dar prosseguimento ao processo de solicitação, o site vai exigir que você concorde com um termo de responsabilidade. Esse termo serve para definir que você é uma pessoa autorizada a consultar os dados de terceiros – nesse caso, da pessoa que faleceu.
Veja a lista abaixo para conferir ou relembrar quem possui direito ao acesso às informações e recebimento do dinheiro da pessoa falecida:
- Herdeiro(a);
- Testamentário(a);
- Inventariante;
- Representante Legal.
Depois disso, da mesma maneira que já foi citado, você vai precisar informar os dados da instituição financeira que deve realizar o pagamento do valor. Além disso, também deve entrar em contato com esta mesma instituição, para se informar sobre os documentos que serão necessários que você apresente para finalmente receber o dinheiro da pessoa falecida.
Leia também: Serasa Limpa Nome faz alerta para GOLPE do boleto falso
Mudanças no Sistema de Valores a Receber
O Banco Central anunciou algumas mudanças no Sistema de Valores a Receber, visando facilitar o acesso e o saque de dinheiro esquecido nos bancos. Essas alterações foram implementadas com o objetivo de tornar mais simples e transparente o processo de consulta e retirada desses valores para a população.
Uma das novidades é a criação de uma sala virtual de espera, eliminando a necessidade de agendamentos prévios. Além disso, não há um limite de tempo de espera para a consulta de informações. Assim, para garantir maior transparência, também foram feitas modificações para contas conjuntas. Agora, um dos titulares da conta pode acessar o sistema e obter informações caso o outro titular tenha feito solicitações.
A mudança mais significativa ocorreu na consulta e saque de valores pertencentes a pessoas falecidas. Agora, os representantes legais dessas pessoas, bem como herdeiros(as), testamentários(as) e inventariantes, têm o direito de consultar e resgatar esses valores. Dessa forma, essas mudanças foram implementadas com o intuito de simplificar o processo, garantir maior transparência e facilitar o acesso aos valores esquecidos, tornando-o mais acessível para aqueles que têm direito a esses recursos.