O novo presidente do instituto de previdência surpreende a todos e anuncia que mais de dois mil brasileiros serão convocados pelo INSS. Desse modo, o presidente da autarquia pretende solucionar o problema das filas que tanto incomoda os segurados que aguardam por atendimento.
Dada a importância do INSS, que é um órgão de relevância crucial para milhões de cidadãos, a notícia dessa convocação desperta a atenção.
Afinal, a autarquia tem sob sua responsabilidade o pagamento de muitos benefícios que o Governo Federal oferece a diversos grupos de pessoas. Dessa forma, a quantidade de beneficiários e demais pessoas que procuram pelos serviços da autarquia todos os dias é gigantesca, necessitando de suporte para atender.
Quer saber tudo sobre essa lista de convocados pelo INSS e como ela pode ajudar no dia a dia dos segurados do Instituto? Continue a leitura até o final!
A importância desses convocados pelo INSS para solucionar o problema das filas
Primeiramente, os cidadãos brasileiros vinham acompanhando o problema das filas do INSS que apresentou um aumento significativo nos últimos anos. Assim, muitos segurados estão aguardando por atendimento para conseguir benefícios do órgão.
Desse modo, situações que demandam urgência, tanto por doenças, quanto por acidentes, esperam meses pelo auxílio. Também nos casos mais graves em que a pessoa está sem condições para exercer atividades laborais, ficam sem o atendimento.
Nesse sentido, essa convocação do instituto traz um alívio enorme para essas pessoas que visualizam a regularização do atendimento.
O novo presidente da autarquia
Antes de mais nada, a chegada de Alessandro Stefanutto ao cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, promete mudanças e agilidade no atendimento. Desse modo, o novo gestor procura impor rapidez na contratação de servidores, visando preencher as vagas que estão em aberto.
A pressa é para acelerar os atendimentos aos beneficiários do Instituto e assim diminuir as filas de espera.
Número de convocados pelo INSS para ajudar no atendimento
A princípio, Alessandro Stefanutto, presidente do INSS esclareceu que seu plano é fazer a convocação de aproximadamente 2.100 novos servidores.
A convocação é referente ao concurso que a autarquia realizou no ano de 2022 e que permanece à disposição do governo para ocupar vagas ociosas. No mês de junho, o governo federal já tinha feito o anúncio de que 1 mil pessoas já vinham recebendo treinamento pelo INSS.
Sobre a função dos novos convocados pelo INSS
Por fim, as convocações são para ocupar vagas ociosas em funções que exigem o cumprimento de 40 horas na semana. Assim, o salário inicial ultrapassa a casa dos R$5 mil por mês. Segundo, um levantamento que se realizou, existe uma falta de servidores no Instituto de previdência que vem aumentando gradativamente.
Sendo assim, há a necessidade de buscar por uma solução rápida. Evitando, dessa maneira, que a fila que já preocupa os segurados e o governo torne-se um problema cada vez maior para a previdência.
Veja ainda: VEM POR AÍ! Ministro prevê análise de benefícios do INSS em ATÉ 45 DIAS