Agentes do Corpo de Bombeiros encontraram mais um corpo em Brumadinho, Minas Gerais, região onde aconteceu o desastre da Vale, quando a barragem do Córrego do Feijão se rompeu, em 2019, há 942 dias. Ao todo, 270 pessoas morreram. Destas, dez ainda estão desaparecidas.
Em nota, a corporação revelou que a vítima foi localizada na região próxima à comunidade de Córrego do Feijão. Segundo o Corpo de Bombeiros, aparentemente, a vítima encontrada é uma mulher.
A última vez que os agentes haviam encontrado algo foi em janeiro quando, assim como publicou o Brasil123, os profissionais acharam um fêmur. Segundo os bombeiros, a expectativa é que o corpo encontrado nesta terça-feira (24) seja de uma nova vítima.
“Pelo estado de integridade do corpo há uma forte possibilidade de se tratar de uma nova identificação, o que evidentemente só poderá ser concluído depois do trabalho da perícia da Polícia Civil”, disse a corporação em nota.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, acredita-se que estruturas de concreto que foram carregadas pelo fluxo de rejeitos possam ter ajudado o corpo a continuar preservado, apesar do tempo. Depois que encontrado, o corpo da vítima do desastre em Brumadinho foi encaminhado à Polícia Civil, que é quem identificará a pessoa.
“As equipes dos bombeiros permanecerão durante toda a noite em operação, na busca de outros indícios que possam aprimorar ainda mais a eficácia do modelo preditivo e de cruzamento de dados empregado em Brumadinho, que foi novamente decisivo na localização de hoje”, disse a corporação.
Polícia Civil não dá prazo para a identificação
Também em nota, a Polícia Civil revelou que a perícia será iniciada imediatamente, mas que a identificação do corpo da vítima de Brumadinho ainda não tem data para ser finalizada.
“Os trabalhos necroscópicos se iniciarão imediatamente. A PCMG esclarece que todas as providências serão adotadas para identificação, cujo prazo não é possível prever neste momento”, divulgou.
Governador comenta a notícia sobre o corpo encontrado
No Twitter, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comentou sobre o corpo encontrado, dizendo que a identificação servirá para dar alento aos familiares que perderam seu ente querido durante o desastre.
“Com incansável trabalho, os bombeiros de Minas localizaram hoje, por volta das 17h, mais uma joia ainda desaparecida na tragédia em Brumadinho. É um alento para as famílias que aguardam a localização e identificação das vítimas do rompimento da mina Córrego do Feijão […]”, publicou.
Leia também: Brumadinho: locomotiva é encontrada em meio aos escombros após mais de dois anos