O jornal “Folha de S.Paulo” publicou nesta quinta-feira (07) uma pesquisa do instituto Datafolha mostrando que mais de 90% da população que vive em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro aprova o uso de câmeras nos uniformes dos agentes da Polícia Militar (PM).
‘Se tiver que morrer, que morra o bandido, não o policial’, diz governador de SP
De acordo com o Datafolha, o levantamento foi realizado no final do mês de junho e ouviu pessoas com 16 anos ou mais. Ainda conforme o instituto, o índice de confiança da pesquisa, que ouviu mais de duas mil pessoas em cada um dos estados citados, é de 95%.
Dos estados, Rio de Janeiro e Minas ficaram empatados com 92% das pessoas dizendo que são a favor das câmeras nas vestimentas dos agentes da PM. Segundo o levantamento, no Rio, por exemplo, apenas 6% dos moradores são contra a iniciativa, que teve início em maio deste ano.
Já em Minas Gerais, do total, apenas 7% são contra a iniciativa. Até o momento, os agentes ainda não estão usando o equipamento no estado, mas a informação é que o governo mineiro pretende adotar o sistema ainda em 2022.
Conforme o governo de Minas Gerais, a PM do estado está realizando testes que englobam a capacidade de armazenamento, manutenção e durabilidade, com o objetivo de verificar se os equipamentos seriam adequados à dinâmica que é exigida para o serviço policial militar mineiro.
Por fim, tem-se São Paulo, que foi o primeiro estado a adotar a utilização de câmeras nos uniformes policiais. Segundo o governo paulista, desde que a medida foi adotada, em junho do ano passado, o número de mortes decorrentes da atividade policial caiu 46% em todo o estado ante ao mesmo período de 2020.
Pelo averiguado na pesquisa do Datafolha, 91% dos moradores do estado, um ano após o início da prática, são a favor da tecnologia de filmagem. Apenas 7% da população disse ser contra a utilização do equipamento acoplado nas roupas dos agentes da Polícia Militar paulista.