A siderúrgica CSN não terá bons motivos para relembrar o mês de agosto de 2021. Isso porque seus papéis despencaram 23,35% na bolsa de valores brasileira no mês, liderando as perdas entre as ações listadas. E tudo graças ao forte tombo do minério de ferro, que teve desvalorização de 15,4% apenas em agosto.
A queda do preço internacional da commodity, associada a leve desvalorização do dólar no mês, afundou os papéis da siderúrgica. Aliás, as perdas atingiram 55 das 84 ações do índice no mês. Isso fez o Ibovespa fechar o mês com 65,47% das suas ações no vermelho. Inclusive, o índice também caiu no período.
No top dez das maiores perdas mensais, predominaram ações ligadas ao consumo. Em resumo, as preocupações domésticas com a saúde fiscal do Brasil e o cenário político reduziram a busca por ativos do setor. Até porque a variante Delta do novo coronavírus segue causando temor nos mercados globais, que já não sabem até que ponto a cepa prejudicará a retomada econômica mundial.
Conheça os outros papéis que tiveram fortes perdas em agosto
A segunda maior perda ficou com os papéis da varejista Via ON, que afundaram 17,47%. As vendas do varejo brasileiro se enfraqueceram no final do segundo trimestre e os investidores preferiram vender os papéis do setor em agosto.
Ultrapar ON (-17,25%) e Qualicorp ON (-17,01%) também tiveram quedas maiores que 17% no mês. Já os papéis do Iguatemi tombaram 16,26%, enfraquecida pela queda da confiança do consumidor no mês. As elevadas taxas de desemprego e inflação no Brasil causam preocupação entre os mercados.
Na sequência, ficaram as ações da Lojas Americanas PN (-15,94%) e da Americanas ON (-15,76%). Ambos os papéis lideraram as perdas do Ibovespa em julho. O que explica os tombos recentes é a reestruturação acionária da companhia. Além disso, o setor varejista, que teve forte desempenho no ano passado, vem caindo. E o segmento mais ligado ao comércio eletrônico parece estar sofrendo mais atualmente.
Por fim, completando o top dez, ficaram os papéis da Bradespar PN (-14,62%), Cielo ON (-14,58%) e Cosan ON (-13,70%).
Leia Mais: Conheça as ações do Ibovespa que mais subiram em agosto