A preocupação em perder o emprego é uma realidade para grande parte dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), mais de 40% acham provável perder o trabalho nos próximos 12 meses.
Veja abaixo a proporção de trabalhadores que consideram provável ou improvável a perda do seu emprego:
- Muito improvável: 26,5%
- Improvável: 32,2%
- Provável: 27,2%
- Muito provável: 14,1%
Em síntese, o levantamento perguntou aos entrevistados sobre a chance de perder o emprego ou a principal fonte de renda nos 12 meses seguintes. A saber, os dados fazem parte da Sondagem do Mercado de Trabalho (SMT), nova pesquisa do FGV Ibre, lançada na última terça-feira (6).
A SMT “é uma pesquisa mensal que tem por finalidade gerar indicadores que antecipem tendências dos principais indicadores de mercado de trabalho e aprofundar o entendimento de alguns temas dentro do mercado de trabalho”, explicou o FGV Ibre. Saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui.
Quase 88% dos trabalhadores por conta própria desejam registro formal
Dois terços conseguiriam se sustentar por até 3 meses
A pesquisa também pediu para que as pessoas respondessem sobre o período em que conseguiriam se sustentar sem o emprego ou a principal fonte de renda. E os dados mostraram que a maioria das pessoas não possui grandes reservas para uma emergência como essa.
Confira abaixo o tempo em que conseguiriam se sustentar financeiramente:
- Por menos de um mês: 31,8%
- Entre 1 e 3 meses: 34,7%
- Entre 4 e 6 meses: 15,5%
- Entre 6 meses e um ano: 10,1%
- Mais de um ano: 7,9%
Segundo estes dados, 66,5% das pessoas não conseguiria se sustentar por mais de três meses. Por isso, mesmo estando em um emprego formal, os trabalhadores devem fazer uma reserva financeira para emergências. O problema é que o salário baixo não permite essa reserva a milhões de trabalhadores do país.
Por fim, vale destacar que a pesquisa irá consultar cerca de 2 mil pessoas físicas mensalmente. As entrevistas acontecerão com pessoas com mais de 14 anos de idade e ocorrerá em todo o território nacional.
Leia também: Posso contratar consignado do Auxílio Brasil e empréstimo no Caixa Tem