A Receita Federal já recebeu, até às 11h de do dia 25 de maio, 30.216.058 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF 2023).
Aliás, a expectativa é que 39,5 milhões de declarações sejam entregues até 31 de maio, data limite para o envio.
E fique atento para as consequências de não fazer a entrega dentro do prazo estabelecido.
Assim sendo, a Receita Federal alerta os contribuintes para não perderem a data final, pois é cobrada multa daqueles que são obrigados a entregar a declaração do IR e não o fazem dentro do prazo.
A saber, a multa corresponde a 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, com limite de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
Ainda mais, uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. No entanto, mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal.
Leia ainda: IRPF 2023: Motoristas autônomos têm 40% de DESCONTO; veja como funciona
Consulta ao 1º lote de restituição do IR já está aberta!
Desde o dia 24 de maio, o 1º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 está disponível para consulta. Cabe mencionar que esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Então, para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A saber, a página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Dessa forma, se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF 2023 e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Confira também: SURPRESA TOTAL! Governo LIBERA R$ 240 milhões a mais para Bolsa Família e CadÚnico
Lotes de restituição estão confirmados
Ao todo, serão 5 lotes para os repasses da restituição do Imposto de Renda 2023:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Com informações da Receita Federal
Veja ainda: Pagamento do 13º salário do INSS: Veja quem recebe HOJE (29/05) e nos próximos dias