O Banco Central (BC) revelou nesta segunda-feira (14) que 20.561.481 clientes fizeram consultas para saber se têm algum valor a receber. Estas pesquisas se referem até o meio-dia de hoje e foram feitas por pessoas físicas e empresas sobre dinheiro “esquecido” em bancos e instituições financeiras.
Em suma, o BC havia lançado uma nova funcionalidade ao sistema Registrato em 24 de janeiro. Este sistema permitia a consulta de valores a receber dos bancos. Contudo, o BC informou três dias após o lançamento, no dia 27, que o site havia saído do ar devido ao grande volume de acessos.
Veja como fazer as consultas
Nesta segunda, o BC reabriu as consultas, mas não no próprio site. Agora, os interessados em saber se possuem algum valor a receber devem acessar uma página específica: https://valoresareceber.bcb.gov.br/.
Após o acesso, os clientes precisarão digitar seu CPF, no caso de pessoas físicas, ou o CNPJ, quando for empresas. Assim que poderão consultar se têm algum valor a receber ou não.
Em seguida, a página do BC informa uma data para que as pessoas consultem os valores e solicitem o saque. O cliente precisará anotar esta data, pois deverá retornar ao site nesta data informada.
As pessoas devem usar o login gov.br para acessar o sistema. Contudo, o cliente precisará ter uma conta nível ouro ou prata para utilizar o sistema Valores a Receber (SVR). É este sistema que permite as consultas a valores “esquecidos” em bancos e corretoras.
“O cidadão precisará de um login gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato”, explicou o BC.
Ao fazer o cadastro no gov.br, a conta costuma iniciar no nível bronze. Em resumo, este nível permite o acesso parcial aos serviços digitais do governo federal. Isso ocorre porque o nível tem um grau de segurança considerado básico. Aliás, o cliente é informado sobre o seu nível e quais instruções seguir para aumentá-lo.
Leia Mais: Analistas elevam projeções para inflação e juros no Brasil em 2022