A partir de hoje, 1º, e durante todo este mês de novembro, acontece o mutirão de negociação de dívidas para pessoas físicas. Com a participação de cerca de 160 instituições, cidadãos brasileiros com dívidas em atraso podem renegociar os débitos por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.
O mutirão de negociação de dívidas é promovido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e o Senado Federal. Vale mencionar que a iniciativa vai muito além da renegociação das dívidas, pois também oferece cursos de educação financeira para os cidadãos inadimplentes.
Quem desejar negociar as dívidas, deve se cadastrar pelo site: consumidor.gov.br, criado pela Senacon, feito isso, é preciso selecionar a instituição na qual deseja negociar a dívida, para então registrar o problema, bem como o pedido de negociação. Agora, basta aguardar pelo prazo de dez dias que a instituição tem para fazer a análise do pedido.
É importante mencionar que esta edição do mutirão de negociação de dívidas conta com uma novidade, trata-se do desenvolvimento de um site próprio para o brasileiro inadimplente realizar a negociação. Por meio do endereço eletrônico: mutirao.febraban.org.br, é possível obter as instruções necessárias antes de, finalmente, se dirigir à plataforma oficial da Senacon.
Entre as informações a serem obtidas nesta página, estão a lista das dívidas registradas em cada titularidade, o momento mais propício para participar do mutirão, além da possibilidade de fazer uma simulação para saber o valor ideal que pode ser investido nas parcelas da renegociação.
O site da Febraban também hospeda um link específico para o Registrato, um sistema de autoria do Banco Central com a responsabilidade de compartilhar um balanço das informações de determinada pessoa junto às instituições financeiras. Este balanço inclui a lista de dívidas em seu nome, além do Índice de Saúde Financeira (ISF).
No que compete ao curso de educação financeira, a Febraban informou que este tem o papel de se destacar na atual edição do mutirão de negociação de dívidas. O objetivo é preparar os consumidores brasileiros para fazerem negociações vantajosas evitando que o cidadão inadimplente seja passado para trás na hora de negociar a dívida, reduzindo o risco de reincidência dos devedores.
O mutirão de negociação as dívidas que não possuem nenhuma garantia, que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural, desde que tenham sido contraídas junto a bancos ou outras instituições financeiras. De acordo com o Banco Central, o acordo de cooperação técnica entre o órgão e a Febraban foi firmado para desenvolver ações coordenadas de educação financeira.