Ao menos dez dos 19 governadores aptos a disputarem as eleições já anunciaram que são pré-candidatos e tentarão manter seus cargos. De acordo com as informações, este número pode aumentar nas próximas semanas, pois, dos nove restantes, sete afirmam que ainda não decidiram se irão ou não tentar ficar mais um ciclo à frente de seus estados.
Somente o Sudeste ainda não tem nenhum gestor confirmado para a reeleição. O estado com mais governadores que irão tentar continuar no cargo é o Norte, onde quatro políticos vão disputar sua permanência no palácio estadual – Centro-Oeste (2), Sul (2) e Nordeste (2) são as demais regiões com pré-candidatos.
Confira abaixo o nome dos candidatos que irão tentar se reeleger neste ano:
- AC – Gladson de Lima (PP);
- AM – Wilson Lima (União BR);
- DF – Ibanes Rocha (MDB);
- GO – Ronaldo Caiado (União BR);
- PB – João Azevêdo (PSB);
- PR – Ratinho Jr (PSB);
- RN – Fátima Bezerra (PT);
- RO – Marcos Rocha (União BR);
- RR – Antonio Denarium (PP);
- SC – Carlos Moisés (Republicanos).
Em contrapartida, 11 governadores já revelaram que não cogitam tentar se reeleger neste ano. Uma parte, dez, está em mandato consecutivo, ou seja, nem mesmo se quisesse poderia disputar para um terceiro mandato.
Dentre esses que não irão participar das eleições está Eduardo Leite (PSDB) e João Doria (PSDB), governadores do Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamente. O primeiro é cotado para ser candidato à presidência, já o segundo confirmou que irá disputar as eleições para o posto.
Já outros governadores como Renato Casagrande, do Espírito Santo, e Cláudio Castro, do Rio de Janeiro e Romeu Zema, de Minas Gerais, ainda não oficializaram suas decisões de concorrer ou não ao 2º mandato. Eles têm até o começo do mês de abril para anunciar suas decisões.
Leia também: Em menos de um mês de janela partidária, mais de 10% dos deputados já trocaram de partido