O jornal “Folha de São Paulo” publicou nesta terça-feira (04) uma pesquisa do instituto Datafolha informando que a maioria das pessoas acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem certa responsabilidade sobre os atos de 08 de janeiro, quando apoiadores radicais do ex-chefe do Executivo invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes – Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.
Alexandre de Moraes afirma que ainda analisa ouvir Bolsonaro sobre 08 de janeiro
Assim como publicou o Brasil123, o ataque às sedes dos Três Poderes foi um ato sem precedentes na história do Brasil. Na ocasião, apoiadores radicais do ex-presidente quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram até armas.
Durante os atos, Bolsonaro não estava no Brasil, visto que, no dia 30 de dezembro do ano passado, ele rumou aos Estados Unidos. O ex-presidente ficou três meses em Orlando, voltando somente na semana passada. Nesta terça, o instituto Datafolha mostrou que 58% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro teve algum grau de responsabilidade pelos atos registrados em Brasília.
Por outro lado, 32% afirmam que o ex-presidente teve, de fato, muita culpa pelos atos, enquanto 26% veem um pouco de culpa de Bolsonaro. Já para 39% dos entrevistados, o ex-chefe do Executivo não teve nenhuma responsabilidade nos atos de janeiro.
Conforme uma análise feita pelo jornal “Folha de São Paulo”, os dados revelados nesta terça mostram que a percepção de que Bolsonaro tem muita responsabilidade caiu desde 11 de janeiro, quando o Datafolha fez a primeira pesquisa relacionada ao tema.
Na ocasião, dos entrevistados pelo instituto, 38% dos entrevistados acreditavam que o ex-presidente teve muita responsabilidade pelos atos. Agora, por exemplo, este número é de 32%. Por outro lado, a porcentagem de brasileiros que veem nenhuma responsabilidade permaneceu a mesma no período, ou seja, 39%.
Para se chegar ao resultado, informou o Datafolha, foram 2.028 pessoas com 16 anos ou mais ouvidas durante os dias 29 e 30 de março. Isso, em 126 cidades, em uma pesquisa que tem uma margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
De acordo com o Datafolha, ao analisar a pesquisa, constatou-se que, dentre os entrevistados, daqueles que ganham entre cinco a dez salários mínimos, 26% veem muita responsabilidade de Bolsonaro nos atos de 08 de janeiro. Por outro lado, o grupo que ganha mais de dez salários é o que mais culpa o ex-presidente, com 40%.
Leia também: Vice-líder da minoria na Câmara diz crer que Bolsonaro vai liderar oposição ao governo Lula