A paixão por videogames atravessa gerações, e apesar dos constantes lançamentos e atualizações de jogos, os tradicionais nunca saem de moda. Pensando nisso, confira os 3 maiores clássicos do videogame e compre usado!
Consoles que marcaram época
Qual criança não sonhou pelo tão esperado dia de ganhar um videogame? A infância e adolescência de muitos foi marcada por consoles, e seus jogos.
Cada um com sua particularidade ajudou a criar memórias, e só de ver o aparelho, ou até mesmo ouvir os sons que ele emitia, já se recorda daquele tempo. Não é à toa que vemos cada vez mais pessoas colecionadoras dessas relíquias.
Pensando nisso, confira quais consoles marcaram época. Quem sabe isso não te inspira a comprar um videogame antigo?
- Game Boy
- PSP
- Game Boy Advance
- NES
- Super Nintendo
- Mega Drive
- Nintendo 64
- Playstation
Nostalgia: relembre os jogos que marcaram as décadas de 80 e 90
O Prince of Persia foi um dos precursores no quesito de elementos de sombra, gráficos avant-garde, e até mesmo com quanto a jogabilidade. Isso porque, enredo que misturava ação e aventura, apresentava como objetivo chegar à torre do palácio persa para vencer o grande vilão e resgatá-la.
Quem é apaixonado pelo mundo dos carros e da velocidade com certeza lembra do Pose Position! O conhecido como “jogo do carrinho” tinha uma música icônica que marcou época. O sucesso foi tanto que ele também foi lançado para Atari 2600 e PC.
Já os fãs de futebol eram fissurados no Championship Manager 2 – Italian Leagues que simulava o campeonato italiano.
Apesar do jogo ter sido lançado na década de 90, o seu modus operandi se estendeu para as versões mais atuais no qual você é o responsável por gerenciar as equipes, compra e vende jogadores, e aperfeiçoa o time para o campeonato.
A paixão das pessoas pelo jogo foi tamanha, que ele ganhou continuidade até 2016, e permanece querido por gamers de console e dispositivos móveis (como smartphones e tablets).
O Karateka, que é do mesmo criador de Prince Of Persia, tinha suas limitações gráficas (que são extremamente compreensíveis para a época), mas que ainda sim, foi adorado justamente pelo realismo que passava na tela.
Sua jogabilidade incluía a precisão de golpes (golpes e chutes em diferentes alturas) que eram desferidos sobre os inimigos do jogador.
O Doom 1 e 2 foi uma febre na década de 90 entre os jogadores que gostavam de uma linha mais violenta. Este jogo tinha como objetivo matar todos os inimigos até encontrar a saída e mudar de nível.
Com o passar das etapas o player conseguia incrementar seu arsenal de armas, e até mesmo usar o kit de primeiros socorros quando necessário.
Onde encontrar os jogos clássicos do videogame?
Apesar dos recursos tecnológicos que proporcionam a experiência de fazer parte do jogo a partir de ondas sonoras, sensores de movimentos, e até mesmo com óculos de realidade aumentada, os clássicos continuam fazendo sucesso.
Isso porque, independente dos grandes lançamentos dos consoles atuais, a nostalgia em jogar algo que remete à lembranças queridas, como as da infância, é realmente especial.
Além do sucesso de relançamentos que marcaram época, como é o caso do Nintendinho 8-bits e do Super Nintendo, existem outras formas de aproveitar esses clássicos que dependem da compra de um novo hardware ou console.
Os videogames atuais, como é o caso do PS4, Xbox One e Switch tem recebido algumas coletâneas que permitem o uso destes jogos nos respectivos aparelhos, tanto por retrocompatibilidade, como também pela compra online.
Uma forma mais prática é a de matar saudade dos clássicos com a versão adaptada para navegador. Isso é possível com o site chamado “Archive.org”, nele você encontra jogos de videogames como Playstation, Master System e Atari 2600. “Enduro”, “Pitfall” e “Prince Of Persia” estão entre os títulos disponíveis.
O Steam, plataforma da Valve, também permite a compra de clássicos que podem rodar no PC. Um diferencial, é que você consegue, inclusive, usar o modo multiplayer local e online.
Se você preferir uma opção gratuita, pode acessar o GOG, plataforma da CD Projekt que assim como os demais, também disponibiliza um catálogo com opções diversificadas.
Também é possível aproveitar os clássicos nos smartphones, tanto para Android, como também para o sistema operacional iOS.