O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ontem (08) que a inflação de março fechou em 1,62%. Esse é maior patamar para o mês desde a criação do real, em 1994. Com a maior inflação em 28 anos, os brasileiros fazem malabarismo com as finanças para conseguir manter seu custo de vida.
Nesse cenário, é importante entender os motivos da alta dos preços, bem como entender quando que isso deve passar. Por outro lado, dicas de economia são sempre bem-vindas, o que faremos no segundo tópico desse texto.
Maior alta de preços em 28 anos
O cenário econômico do Brasil preocupa economistas, dado que a inflação nesse mês deveria estar mais baixa. Com a maior alta de preços em 28 anos, as perspectivas para a economia mudaram do dia para a noite, dado que a inflação fechou acima do esperado pelo mercado. Agora, bancos afirmam que o índice de preços deve fechar acima dos 8%, perspectiva acima da do Banco Central, de 7,1%.
Como costuma ser desde o ano passado, o preço da gasolina puxou os preços para cima, sendo responsável por 0,44 ponto percentual do IPCA em março. Por isso, é fundamental que você saiba como economizar na gasolina, principalmente se usa o combustível para abastecer o carro. Isso também fez com que o preço dos transportes, como um todo, aumentasse, o que gera aumento de preço nos supermercados, mas também no transporte público. Dessa forma, os preços mostram que a alta do petróleo, decorrente da guerra na Ucrânia, está gerando um efeito dominó na economia brasileira.
Diante dessa alta inflação, algumas dicas são fundamentais para você economizar dinheiro. Atualmente, existem inúmeras formas de você proteger o seu dinheiro da alta dos preços, bem como ter maiores rendimentos em alguns investimentos.
Como proteger seu dinheiro da inflação?
A inflação em 12 meses fechou no patamar de 11,3%, um dos maiores patamares do índice desde o início de sua medição. Por isso, os preços no supermercado estão ficando cada vez mais altos. Por outro lado, o salário não acompanha o aumento dos preços, o que é um problema para os cidadãos.
A primeira forma de economizar dinheiro é evitar usar o cartão de crédito, principalmente se você estiver endividado com essa modalidade. Isso porque o crédito é um adiamento de pagamento e, por isso, você pode se prejudicar financeiramente. Além disso, você deve começar a reduzir os pedidos de delivery e evitar sair para jantar. Isso porque, caso a sua situação financeira esteja comprometida, esses gastos podem tirar as suas finanças do eixo. Por outro lado, após cortar os gastos e fazer os pagamentos da forma correta, você deve buscar outras formas de ganhar dinheiro para fugir da inflação. Isso porque a renda extra pode ajudar você a fechar as contas do mês e ter uma vida financeira melhor.
Contudo, para quem ainda está no verde e quer fazer investimentos inteligentes, a alta da inflação mostra o cenário perfeito para a compra de títulos atrelados ao IPCA. Para isso, você pode optar pelo Tesouro IPCA+, mas também pode recorrer aos CDBs e às LCIs atreladas a esse indicador.