Um ataque militar feito pela Rússia neste domingo (27) culminou na destruição do maior avião de carga do mundo, uma aeronave chamada Antonov-225 Mriya e fabricada na Ucrânia. De acordo com as informações da fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom, o veículo estava no aeroporto de Hostomel, perto de Kiev, e foi incendiado.
“Não quero carona, quero munição”, teria dito aos Estados Unidos o presidente da Ucrânia
“Os ocupantes russos destruíram o carro-chefe da aviação ucraniana — o lendário An-225 Mriya. Aconteceu no aeródromo de Antonov em Hostomel, perto de Kiev”, informou a Ukroboronprom em uma publicação deita no Facebook.
De acordo com a empresa, o avião não será restaurado, pois o processo custaria mais de US$ 3 bilhões e levaria muito tempo. Além da Hostomel, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, também confirmou a informação.
“Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 Mriya – Dream em ucraniano. A Rússia pode ter destruído nosso Mriya. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”, disse o representante do governo da Ucrânia.
Brasileiro livre na Ucrânia
Também neste domingo foi anunciado que o jogador brasileiro Junior Moraes, naturalizado pela Ucrânia, conseguiu sair do hotel onde estava em Kiev e chegou na Moldávia. Assim como contou o Brasil123, o atleta estava “preso” no país porque o governo decretou que homens de 18 a 65 anos não podem sair do solo ucraniano, pois há a possibilidade de eles serem convocados para lutar contra os militares russos.
Junior Moraes é atacante e joga pelo Shakhtar Donetsk e pela seleção ucraniana. Ele estava no Brasil passando férias até o final da semana, mas voltou para a Ucrânia quando os trabalhos em sua equipe retornaram.
“Estamos livres! Antes de qualquer coisa eu quero agradecer todos vocês por todo apoio e comoção! Sintam-se importantes porque vocês realmente foram!”, escreveu o jogador em sua conta no Twitter, logo depois de ele ter desembarcado na Moldávia.
Leia também: Empresa de Elon Musk, SpaceX ativa serviço de Internet na Ucrânia