O programa DESENROLA Brasil está agora aberto para ajudar os brasileiros a liberarem suas dívidas de cartões de crédito de lojas. A iniciativa inclui grandes instituições financeiras, como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander, além de empresas de varejo renomadas, como Magazine Luiza, Extra, Ponto Frio, Marisa, Assaí e Hipercard.
Entendendo o DESENROLA Brasil
O DESENROLA Brasil é um projeto que permite a renegociação de dívidas bancárias, incluindo aquelas provenientes de cartões de crédito emitidos por parceiros dos bancos. O programa começou em 17 de julho e envolve uma ampla gama de instituições financeiras e sociedades de crédito.
Quais cartões de crédito estão incluídos?
Os cartões de crédito de lojas como Magazine Luiza, Extra, Ponto Frio, Marisa, Assaí e Hipercard, que são emitidos pelo Itaú, estão incluídos no programa. Além disso, o Banco do Brasil, Bradesco e Santander também oferecem a opção de renegociar dívidas de cartões de crédito de seus parceiros.
Como negociar as dívidas dos cartões das varejistas
A negociação das dívidas dos cartões das varejistas deve ser feita através do aplicativo do banco, do internet banking, telefone e até mesmo pelo WhatsApp. A taxa de juros e a quantidade de parcelas dependem do perfil do cliente.
Renegociar as Dívidas dos Cartões das Varejistas com Magazine Luiza
No caso do Magazine Luiza, a dívida no cartão Luiza será renegociada nesta etapa. A renegociação das dívidas dos cartões das varejistas deve ser realizada por meio do aplicativo do banco, do internet banking e do WhatsApp, no número (11) 4004-1144. A taxa de juros e o número de parcelas dependerão do perfil do cliente.
Renegociar as Dívidas dos Cartões das Varejistas com Renner
Na Renner, a renegociação será feita no site da sua financeira, Realize CFI. Os descontos podem chegar a 98% e o pagamento pode ser feito à vista ou em até 48 vezes (equivalente a quatro anos). A adesão da Realize CFI ao Desenrola deve ser feita nas próximas semanas e, a partir daí, será possível fechar o acordo.
Renegociar as Dívidas dos Cartões das Varejistas com Banco do Brasil
O Banco do Brasil informou que os débitos de cartões de crédito de parceiros como AME, Smiles, Kabum e Dotz terão descontos de até 96% para pagamento à vista. O parcelamento pode ser feito em até 120 meses (equivalente a dez anos) e a taxa de juros pode ter uma redução de 25%. A negociação será feita pelo aplicativo do banco, por WhatsApp, enviando #renegocie para o número (61) 4004-0001, pela central de relacionamento nos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-7290001 (demais regiões), pelas agências bancárias ou pelo internet banking.
Renegociar as Dívidas dos Cartões das Varejistas com Bradesco
Em relação ao Bradesco, as dívidas nos cartões de crédito de parceiros serão negociadas de acordo com o perfil do cliente. A negociação será realizada por aplicativo; nos telefones 4002-0022 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-5700022 (outras regiões); assessorias de cobranças terceirizadas; agências bancárias; internet banking e diretamente com o parceiro.
Renegociar as Dívidas dos Cartões das Varejistas com Santander
Por fim, o Santander renegociará as dívidas dos cartões de crédito de parceiros com até 90% de desconto e parcelamento em até 120 meses. O cliente pode realizar o acordo por meio do internet banking ou pelos telefones 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-7023535 (demais locais).
Expectativas do programa
O governo espera que 30 milhões de pessoas sejam beneficiadas neste primeiro momento e que R$ 50 bilhões possam ser renegociados. No final de dezembro de 2022, o Brasil tinha 69,4 milhões de pessoas com o nome sujo, segundo dados da Serasa Experian.
Faixa 1 começa em setembro
A adesão à faixa 1 do Desenrola deve começar em setembro. Ela é voltada para quem recebe até R$ 2.640 por mês ou tem inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), e entrou na lista de negativados a partir de 1º de janeiro de 2019, permanecendo com dívida ativa até 31 de dezembro de 2022.
O Desenrola Brasil é uma excelente oportunidade para quem está endividado e precisa de ajuda para negociar suas dívidas. O importante é aproveitar essa chance e buscar se organizar financeiramente para evitar cair no endividamento novamente.