A Justiça decretou, nesta sexta-feira (07), a prisão preventiva da mãe que foi capturada depois de deixar os filhos, gêmeos de nove meses, sozinhos por mais de 24h para ir para uma festa. Durante esse tempo, um dos bebês acabou morrendo.
‘Não aguento mais’, disse em carta adolescente agredido pelo pai por ser gay
De acordo com Dilamar Castro, delegada responsável pelas investigações, a mulher deixou os bebês em casa para ir a uma festa na noite que o menino morreu, em Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal.
Ainda conforme a delegada, no celular dela, a polícia encontrou vídeos onde ela aparece em evento visivelmente embriagada ou sob efeitos de drogas. Em nota, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) revelou que o caso corre em segredo, já que envolve um bebê.
Também em comunicado, a defesa da mãe, que não teve seu nome revelado, afirmou que o caso foi uma “fatalidade” e que vai provar que foi um acidente.
Relembre o caso
Antes de ter a prisão preventiva decretada, assim como publicou o Brasil123, a mulher já havia sido presa, na segunda-feira (03), suspeita de ter sido a responsável pela morte de um de seus filhos. De acordo com a Polícia Civil, a corporação investiga se o menino era vítima de maus-tratos, visto que no corpo dele havia sinais de lesões, aparentemente, queimaduras.
A criança foi encontrada sem vida na manhã de segunda (03), depois de a mãe ter saído no dia anterior. Ao chegar, ela encontrou um dos filhos bastante roxo e sem respira. Com isso, ela foi para a rua e pediu ajuda para uma pessoa.
“Foi essa pessoa quem chamou a Polícia Militar. Os policiais tentaram reanimar esse bebê, mas, como não conseguiram, o levaram até o hospital da cidade”, contou a delegada. No hospital, a médica responsável pelo atendimento solicitou que o corpo fosse encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), já que havia lesões aparentes, principalmente, no rosto do bebê.
“O que o perito concluiu até o momento é que tinha lesões superficiais no corpo desse bebê, algumas provocadas antes da morte, outras próximo da morte e depois da morte também”, afirmou Dilamar. No entanto, segundo o laudo, a causa da morte pode ter sido um engasgamento, já que na traqueia do menino tinha uma substância pastosa e escura.
Mãe deu versões diferentes
Confrontada, a mulher deu versões diferentes sobre o caso, até, finalmente, admitir que saiu de casa e deixou os dois filhos sozinhos durante a noite para ir a uma festa. Em uma das versões, ela afirmou que havia saído para trabalhar. No entanto, no celular, a polícia encontrou os vídeos em que ela aparece visivelmente alterada por algum tipo de droga.
Essa não foi a primeira vez que a mãe se envolveu em um caso em que é acusada de cuidar mal dos filhos. Isso porque, a mulher já havia sido denunciada duas vezes ao Conselho Tutelar de Cidade Ocidental.
A primeira, em outubro de 2020, por não registrar os nomes dos filhos. A segunda, em abril deste ano, por falta de alimentação e localidade suja na criação das crianças, conforme informou a investigadora.
Hoje, a mãe está presa, de acordo com a Polícia Civil, no presídio feminino da mesma cidade. Já o outro bebê, que também estava na casa e foi encontrado com vida, está sob os cuidados dos avós paternos.
Leia também: Bebê é encontrado dentro de mochila no litoral de SP; veja o vídeo